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Situação é difícil para o 9º ano, mesmo com avanços

Piores resultados em Português e Matemática estão entre alunos dos anos finais. Desafio é manter interesse e nível de aprendizado
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Durante live para apresentar resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), o governador Camilo Santana afirmou que os "desafios" para a melhoria dos desempenhos da educação crescem de acordo com o avanço da série. De fato, o 9º ano do Ensino Fundamental continua sendo a série em que os alunos mais apresentam dificuldades de aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

"Criamos o programa do cientista chefe, parceria com universidades, estaduais e federais, do Ceará, onde profissionais, doutores, mestres, professores ajudarão a construir caminhos e ferramentas para melhorar a qualidade, principalmente, da matemática no ensino fundamental e também na rede pública do estado do Ceará", explicou o governador.

Dados mostraram que a proficiência média em Língua Portuguesa só deixou o nível "crítico" em 2016, quando atingiu 250,3 pontos e alcançou o patamar "intermediário". Esse estágio continua em 2019, no levantamento divulgado ontem. O percentual de alunos que apresentaram desempenho em nível "adequado" nessa matéria chegou a 24%, o que representa aumento de 2% quando comparado ao ano anterior.

Por outro lado, Matemática ainda é a disciplina com a menor taxa de aprendizagem entre o alunado. Desde 2009, o desempenho é "crítico".

Esse cenário permanece mesmo com o aumento dos indicadores de desempenho educacionais nos municípios cearenses. Os dados referentes ao ano passado revelam que a proficiência média em Matemática alcançou 263,5 pontos. O percentual de alunos com desempenho adequado ao final do 9º ano do Ensino Fundamental nessa matéria equivale a 15%, crescimento de 2% em relação a 2018.

Em 2019, não foi constatado município cearense com desempenho educacional "muito crítico" de estudantes do 9º ano na área de Língua Portuguesa. Entretanto, apenas 9 cidades se encaixam no nível "adequado". Quanto à Matemática, 126 municípios apresentaram desempenho "crítico" e somente 10, estágio "adequado".

Essas estatísticas, quando comparadas às de desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, revelam as dificuldades enfrentadas por estudantes do 9º ano. A proficiência média em Língua Portuguesa de alunos do 5º ano no Ceará está no nível "adequado" desde 2017, quando atingiu 225,3 pontos. Em 2019, foram 234,9 pontos, e o percentual de alunos com desempenho "adequado" foi de 58%, aumento de 4% em relação ao ano anterior. (Miguel Araújo/Especial para O POVO)

 

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