Logo O POVO+
Frota de ônibus em Fortaleza continua reduzida, afirma Etufor
CIDADES

Frota de ônibus em Fortaleza continua reduzida, afirma Etufor

Órgão diz que demanda de passageiros é metade da registrada antes da pandemia. MPCE recomendou há um mês frota completa em horários de pico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Disponibilização de álcool em gel 70% é orientada pelo Decon às empresas (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Disponibilização de álcool em gel 70% é orientada pelo Decon às empresas

O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), em 17 de julho, que dispusesse toda a frota de ônibus em Fortaleza em horário de pico. No entanto, conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), isso ainda não ocorreu. Trabalhadores da Capital continuam enfrentando aglomeração nos terminais e ônibus, contrariando as medidas sanitárias para controle da pandemia de coronavírus.

Em nota, a Etufor afirma que já adotou todas as providências para garantir a operação com retorno da frota na totalidade ao Sindiônibus e aguarda a adoção dos ajustes necessários, como a mobilização da mão de obra e revisão de veículos. O órgão, no entanto, não informa qual percentual de veículos está em circulação. Procurado, Sindiônibus não se manifestou.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Em julho, logo após a recomendação, a titular da 137ª Promotoria de Justiça da Capital, Ana Cláudia Uchoa, afirmou ser "inadmissível' a ocorrência de aglomerações no transporte público da Cidade. Tendo em vista as críticas, em 3 de agosto, a prefeitura de Fortaleza anunciou retorno imediato de 100% da frota

O POVO buscou o Ministério para comentar sobre o não cumprimento da recomendação. Em nota, o MPCE afirma que a 137ª Promotoria de Justiça está analisando a questão e tomará as medidas cabíveis em breve.

A Etufor afirma que a demanda de passageiros se mantém em 49% do que era registrado anterior ao período da pandemia do novo coronavírus. Ou seja, 450 mil pessoas buscam pelo transporte público. Antes da adoção de medidas para evitar proliferação do novo coronavírus, era de um milhão a demanda diária.

"É importante que os passageiros evitem os horários de pico, aproveitando da tarifa mais barata entre 9h e 11h e das 14h às 16h, e, quando possível, esperem um ônibus mais vago. A Etufor acompanha diariamente a movimentação para reforçar as linhas de maior demanda com ônibus extra em todos os terminais." A Empresa frisa tomar as medidas de segurança, para evitar aglomeração, e higiene nos ônibus e terminais.

Por sua vez, o aplicativo de mobilidade urbana Moovit aponta redução da demanda de 38,9% nos transportes públicos em Fortaleza. A ferramenta analisa o comportamento urbano quanto à locomoção em municípios por meio de transporte público. O levantamento leva em consideração a busca pela plataforma digital.

Dado divulgado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) aponta que, nesta semana, o fluxo de veículos em Fortaleza está apenas 10,9% abaixo da média comparado aos em dias anteriores à pandemia. A regional do Centro é onde ainda tem a maior diferença, com 21,4%, seguida da regional dois e um, 19,1% e 11,1%, respectivamente. Os dados são da média do volume de tráfego registrado em Fortaleza entre 13 e 19 de agosto. 

O Mapa brasileiro da Covid-19, desenvolvido pela Inloco, para mostrar o percentual da população que se mantém em isolamento social de acordo com o estado, mostra o Ceará com o segundo melhor isolamento do País, com 38,87%. No levantamento da última quarta-feira, 19, o Acre estava na liderança com 41,16% de isolamento. A Inlonco utiliza sinais de rede e sensores de celulares para fornecer informações de localização altamente precisas sem capturar qualquer Informação Pessoalmente Identificável.

 

O que você achou desse conteúdo?