Logo O POVO+
Exigência de testagem faz algumas escolas adiarem retorno da educação infantil pra próxima semana
CIDADES

Exigência de testagem faz algumas escolas adiarem retorno da educação infantil pra próxima semana

Atividades presenciais estão autorizadas a partir de hoje. Decreto prevê que funcionários façam teste PCR para Covid-19
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PARQUINHOS não podem ser utilizados na volta das atividades presenciais (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima PARQUINHOS não podem ser utilizados na volta das atividades presenciais

Instituições de ensino particular do Ceará estão autorizadas a voltar às aulas presenciais da creche e pré-escola a partir desta terça-feira, 1º, com 30% da capacidade, desde que a cidade esteja na fase 4 do Plano de retomada do Estado. No entanto, com o extenso plano de retomada apresentado pelo Governo, algumas escolas na Capital optaram por postergar o retorno para próxima semana.

Conceição Viana, diretora e proprietária do Colégio Lucê, decidiu reabrir somente na próxima terça-feira, 8, mesmo com toda a estrutura montada para começar hoje. A decisão ocorre porque representante ainda não está com o resultado da testagem dos funcionários. A equipe escolar passou pelo procedimento no último domingo e deve receber o resultado em até cinco dias.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram repassados mais de 6 mil kits para a testagem da rede particular. Desses, 2.790 coletas foram feitas nas unidades, somente no último final de semana.

"Não voltamos (hoje) por não estarmos com o resultado dos testes dos profissionais em mãos. Se soubéssemos, teríamos providenciado. Mas a gente foi pego de surpresa", comenta Conceição, que não esperava liberação da educação infantil neste momento.

O Colégio Maria Ester também deve permanecer sem aulas presenciais até 8 de setembro. Nos próximos dias, conta Bruna Ene, diretora administrativa da Educação Infantil, a instituição deve ajustar os últimos detalhes para receber os primeiros estudantes após quase um semestre de aulas remotas devido à pandemia do novo coronavírus.

"A partir do momento do anúncio, foi pouco tempo até a volta. Foram mais para testar todos os funcionários. Decidimos o dia para dar tempo de receber o resultado dos testes, se reunir com as equipes, passar os últimos ajustes, ter a resposta dos pais e ter o momento de conscientização com as famílias", comenta Bruna.

"É importante que os pais confiem no trabalho que a escola vai fazer. Desde o início, a gente dialoga com eles para sustentar o trabalho que a escola está fazendo", diz Conceição Viana. A diretora salienta ainda que os responsáveis que suspenderam contrato durante a pandemia podem retornar tão logo achem adequado.

O Colégio Darwin volta na quarta-feira, 2. Sávio Paz, diretor da instituição, ressalta que as escolas têm o mesmo protocolo desde julho e já atendem as exigências. Para ele, a única surpresa foi a obrigatoriedade de teste dos profissionais. Os últimos educadores devem passar pela testagem hoje.

Na instituição, um manual de retorno foi desenvolvido sob a supervisão de uma médica infectologista e distribuído para a comunidade escolar, com detalhamento das medidas de prevenção, como higienização e distanciamento, necessárias na rotina presencial. Para manter as aulas síncronas, foram adquiridos computadores, microfones de lapela profissionais para uso pelos professores, caixas de som, webcam, tripés e smartphones.

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), ainda não é possível quantificar as escolas que retornam nesta semana ou na próxima. O levantamento deve ser feito nos próximos dias.

 

O que você achou desse conteúdo?