Logo O POVO+
Sindicato das particulares quer que retorno avance conforme as séries
CIDADES

Sindicato das particulares quer que retorno avance conforme as séries

Calendário
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

"A gente gostaria que o primeiro ano do ensino fundamental fosse liberado na Fase 1 da retomada educacional. Porque a gente vai crescendo conforme a idade do aluno vai avançando", entende Henrique Soárez, diretor do 7 de setembro e coordenador da comissão de retorno às aulas no Sinepe-CE.

"Quando o governador (Camilo Santana) antecipou o infantil, a gente achava que ele ia antecipar até o segundo do fundamental. Mas mesmo assim fomos agradavelmente surpreendidos. O Sinepe agradece o direito de voltar com a educação infantil, mas gostaríamos de fazer pontuações sobre as próximas fases. A gente tem ajustes a sugerir", diz.

Até o final desta semana, o Governo do Estado deve anunciar quais turmas retomam nas fases seguintes. Após esta fase de transição para a educação básica, com a educação infantil, outras três devem ocorrer com os outras etapas do ensino.

O calendário, mesmo que a fase de transição já tenha sido diferente, prevê a fase 1 com retorno do 9º ano do fundamental e 3º ano do ensino médio. Na seguinte, as demais séries do ensino fundamental 2. Na terceira e última fase, primeiro e segundo ano do ensino fundamental 1 e demais séries do médio.

No último fim de semana, gestores e parte da comunidade escolar fizeram força-tarefa para testar todos os profissionais envolvidos no retorno. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram repassados mais de 6 mil kits para a testagem da rede particular. Desses, 2.790 coletas foram feitas nas unidades, somente no último fim de semana.

Por nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse acompanhar o retorno das aulas presenciais na rede particular. "A fiscalização nas instituições de ensino serão realizadas em caráter educativo, com o intuito de garantir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19".(Ítalo Cosme)

O que você achou desse conteúdo?