Logo O POVO+
Aglomerações e o não uso de máscaras seguem por várias áreas da Capital
CIDADES

Aglomerações e o não uso de máscaras seguem por várias áreas da Capital

Desde o último dia 7, apresentações artísticas presenciais estão liberadas em restaurantes e barracas de praia de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Movimentação, na noite de sábado, em ruas da Varjota (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Movimentação, na noite de sábado, em ruas da Varjota

No primeiro final de semana após o retorno de música ao vivo nos restaurantes de Fortaleza desde o início do isolamento social, em março, o cenário não foi diferente das semanas anteriores. Apesar de ainda proibidos de funcionar, bares abriram e foram autuados. Restaurantes mais conhecidos estiveram lotados e, em alguns locais, os obrigatórios uso de máscara e distanciamento social não foram seguidos.

Equipe do O POVO esteve no pólo gastronômico da Varjota na noite de sábado, 12, e presenciou ambientes bastante movimentados e que procuravam seguir as normas sanitárias. Ainda assim, houve quem andasse tranquilamente nas ruas sem máscara e até quem insistisse para entrar nos restaurantes sem o equipamento. Em outro local, com apresentação de samba e pagode, havia fila na calçada e jovens que conversavam sem qualquer medo aparente do novo coronavírus.

Para uma moradora da região, que não quis se identificar, o "movimento é bom desde que (os restaurantes) puderam abrir". "Não está tanto quanto antes, mas agora, com a música, a movimentação voltou mais intensa". De acordo com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), nos dez primeiros dias de setembro, foram realizadas 140 operações de monitoramento, abordagens a estabelecimentos e ordenamento de filas. A pasta informou ainda que não poderia disponibilizar balanço do fim de semana (entre a sexta-feira, 11, e o domingo, 13) pois os relatórios são enviados pelas equipes nas segundas-feiras pela manhã.

Ainda no sábado, oito bares no bairro Benfica foram fechados. Todos os estabelecimentos foram autuados pela Agefis em razão de estarem em funcionamento mesmo com a proibição do decreto estadual que prevê o funcionamento apenas de restaurantes. A operação foi deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em parceria com órgãos da Prefeitura de Fortaleza.

Já no bairro Montese, o movimento foi tranquilo. Em um restaurante havia a expectativa pelo show de retorno da banda Os Alfazemas após meses sem apresentações devido à pandemia. Entretanto, mensagens nas redes sociais já indicavam o clima; um seguidor comentou: "Boa sorte na retomada, mas ainda não me sinto seguro em bares e restaurantes". No local não houve filas e quem estava na calçada do estabelecimento desconhecia a realização do show.

Desde o último dia 7, apresentações artísticas presenciais estão liberadas em restaurantes e barracas de praia da Capital. Para isso, está permitida apenas música ambiente e as performances só podem acontecer nos horários de almoço e de jantar, encerrando às 22h. O protocolo setorial 6 veda o contato físico dos integrantes com o público, estabelece pelo menos dois metros entre o palco e as mesas e proíbe espaços de dança. Os estabelecimentos podem funcionar até as 23 horas e com apenas 50% da capacidade.

No domingo, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi um ponto de aglomeração. O primeiro dia 13 desde o retorno das celebrações presenciais teve dez missas de forma a respeitar a ocupação máxima de 250 lugares. Entretanto, apesar das recomendações realizadas pela administração do Santuário, houve desrespeito ao distanciamento social nas filas de entrada e no pátio, onde equipes aferiam a temperatura dos fiéis antes de acessarem o templo.

A partir desta segunda-feira, 14, passam a estar liberados os eventos para até 100 pessoas em hotéis, buffets, clubes e casas de eventos. Podendo acontecer até 23 horas e com ocupação limitada a uma pessoa a cada 12 m². O decreto nº 33.737, publicado no sábado, 12, traz ainda mudanças no funcionamento de shoppings, academias e feiras livres (ver quadro).

O que volta a funcionar em Fortaleza

Eventos e shows de humor | São permitidos para até 100 pessoas e até as 23 horas. É preciso respeitar a capacidade de uma pessoa a cada 7 m² em eventos corporativos e uma pessoa a cada 12 m² em eventos esportivos, sociais e culturais. Todas as inscrições devem ser prévias e 100% online.

Shoppings | Podem voltar ao horário que era regular antes da pandemia: das 10 horas às 22 horas. Além disso, a ocupação pode aumentar para 50% da capacidade de atendimento.

Academias | Estão autorizadas a aumentar a capacidade de funcionamento para 50%.

Feiras livres | Devem respeitar distanciamento mínimo de 2 metros, todos os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e os objetos não descartáveis devem ser higienizados.

Parques de diversão | Assim como atrações em espaços abertos ao ar livre, podem funcionar com capacidade de atendimento limitada a 30%.

Natação | Aulas e treinamentos em espaços abertos ao ar livre, limitada à capacidade a 3 (três) alunos/atletas por raia de piscina de 25 m e/ou 50 m.

Academia Estadual de Segurança Pública | Permitidas aulas presenciais para alunos de formação, habilitação e qualificação de cursos em andamento, desde que inviável a realização das aulas remotamente.

Segue proibido na Capital

- Transporte aquaviário para passeios turísticos;

- Aulas presenciais em universidades e nas escolas da rede de ensino público e privado, ressalvado educação infantil na rede privada, atividades extracurriculares e aulas práticas e estágios do ensino superior;

- Funcionamento de bares e clubes, salvo para prática de atividades físicas.

Jericoacoara

A praia de Jericoacoara, um dos principais cartões-postais do Ceará, voltou a registrar aglomerações. Fotos e vídeos enviados ao O POVO na noite de sábado, 12, mostram pessoas desrespeitando as medidas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento e uso de máscaras. Há uma semana, por ocasião do feriado prolongado, o local já havia registrado multidões na orla, no mar e nas dunas.

O que você achou desse conteúdo?