Logo O POVO+
Duas últimas estações do VLT em Fortaleza são inauguradas
CIDADES

Duas últimas estações do VLT em Fortaleza são inauguradas

| TRANSPORTE PÚBLICO | A partir desta quinta-feira, 17, população conta com as dez estações previstas. O VLT Parangaba-Mucuripe atravessa 22 bairros da Capital em cerca de 36 minutos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Cláudio e Camilo Santana participaram, em Fortaleza, da entrega de estações concluídas do VLT (Foto: Carlos Gibaja/Divulgação)
Foto: Carlos Gibaja/Divulgação Roberto Cláudio e Camilo Santana participaram, em Fortaleza, da entrega de estações concluídas do VLT

As estações Iate e Mucuripe, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, foram entregues pelo Governo do Ceará na manhã desta quarta-feira, 16. O modal passa a operar a partir desta quinta-feira, 17, com suas dez estações. Os trens passam por 22 bairros de Fortaleza, em cerca de 36 minutos. Participaram da viagem inaugural o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o secretário de infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, o presidente do Metrofor, Fernando Oliveira e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Camilo Santana afirmou que o intuito é integrar cada vez mais os sistemas de transporte público de Fortaleza, disponibilizando um conjunto mais confortável, ágil e integrado. "São 36 minutos da estação Iate até a Parangaba. Lá, é conectada à Linha Sul do Metrô e a ideia é integrar cada vez mais os sistemas do transporte público da capital cearense. É um sistema de transporte público urbano mais confortável, rápido, ágil e integrado", disse. Antes da inauguração das duas últimas estações, o VLT já registra uma média de 240 mil passageiros por mês. 

Passando a contar com 10 estações - Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate - , o horário de funcionamento será estendido e funcionará agora de 5h30min às 22h46min, de segunda à sábado, funcionando gratuitamente, até que possam ser realizados ajustes finais para operações comerciais. "É um equipamento que vai contribuir muito para a população de Fortaleza", ressaltou Camilo.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou durante a inauguração que a população será beneficiada com a inovação, fornecendo conforto e economia de tempo e dinheiro. Ele afirma que a prefeitura também está realizando investimentos para realizar a integração do plano de mobilidade urbana, que envolve linhas ferroviárias, metrô linhas Oeste e Sul, além de outras obras feitas na Cidade que estão em andamento.

A moradora do bairro Papicu, Mônica Perrote, trabalha no Centro de Maracanaú e conta que abandonou o uso de carro para ir ao trabalho para usar o VLT, que mesmo sem as duas últimas estações prontas, já a levava para o trabalho. Ela afirma que é uma boa experiência, e ela economiza tempo. Ela contou que antes levava duas horas para chegar ao trabalho de carro, e hoje, por meio do VLT, leva 45 minutos.

O que você achou desse conteúdo?