Logo O POVO+
Maior nota do Ideb no Brasil, Mucambo aposta em acompanhamento individual dos alunos
CIDADES

Maior nota do Ideb no Brasil, Mucambo aposta em acompanhamento individual dos alunos

| CEARÁ | A prefeitura de Mucambo montou um planejamento pedagógico voltado para a melhoria da qualidade do ensino, com base nos critérios do Ideb.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Três das 20 cidades contempladas pelo Projeto Contexto estão entre as 10 melhores do País no Ideb 2019. Mucambo teve o melhor desempenho, mas não está participando. (Foto: Prefeitura de Mucambo)
Foto: Prefeitura de Mucambo Três das 20 cidades contempladas pelo Projeto Contexto estão entre as 10 melhores do País no Ideb 2019. Mucambo teve o melhor desempenho, mas não está participando.

A cidade de Mucambo, no Interior do Ceará, teve a melhor avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País. O Município teve um salto de 6.8 para 9.4 em 2019, superando a cidade de Sobral, que apresentou queda de 9.1 para 8.4, desde o último levantamento em 2017. Além da melhor avaliação entre as cidades brasileiras, o Ceará se destacou por ocupar seis colocações no ranking das séries iniciais e sete das séries finais.

A secretária de educação de Mucambo, Edneide Rocha, conta que o sucesso se deve a uma parceria entre professores e familiares, que trabalharam em conjunto para um acompanhamento individual e de incentivo à permanência dos alunos na escola. Esse planejamento da prefeitura de Mucambo considerou critérios do próprio Ideb para a construção de um planejamento pedagógico que pudesse motivar os alunos nos estudos.

"Além da melhora na infraestrutura das escolas, a gente construiu projetos pedagógicos para todo o ano, de motivação ao aluno", conta a titular da Educação. "No início do ano é feito um diagnóstico individual da situação do aluno em relação à série [escolar]; traçamos metas de monitoramento para melhorar a qualidade de aprendizado daquele aluno, e então partimos para o reforço adequado", salienta.

Os estudantes das escolas de Mucambo também participam de reforço e atividades no contraturno. E a participação dos familiares nesse processo é fundamental, frisa a secretária de Educação, Edneide Rocha. "Os professores foram os baluartes. Eles têm uma grande parcela nesse sentido, de participar das formações e darem o melhor de si. São professores qualificados e direcionados pela secretaria de educação nessas metas [de qualidade da educação básica]".

Também neste período de pandemia, o Município, assim como outras cidades brasileiras, precisou se readaptar. O que não mudou foi o acompanhamento individual e a colaboração entre escola e família. Conforme Edneide, 75% dos estudantes conseguiram se adequar às exigências tecnológicas para as atividades remotas.

Os outros 25% que apresentaram dificuldades para o ensino à distância receberam visitas domiciliares para ter acesso às atividades correspondentes ao projeto pedagógico. Segundo a secretária, essa foi uma das estratégias de incentivo à educação planejada pelo Município.

Além de Mucambo, outras cinco cidades das séries iniciais se destacaram no Ideb. São elas: Independência (9.1), Milhã (8.7), Martinópole (8.6), Pires Ferreira (8.5) e Sobral (8.4), que ficaram no ranking das dez melhores notas. Nas série finais, também entre as dez melhores classificações, estão: Pires Ferreira (7.8), Novo Oriente, (7.7) Jijoca de Jericoacoara (7.0), Mucambo (6.9), Ararendá (6.9), Catunda (6.9) e Cruz (6.9).

 

O que você achou desse conteúdo?