Logo O POVO+
Cobertura de vacinação infantil no Ceará está abaixo do adequado
CIDADES

Cobertura de vacinação infantil no Ceará está abaixo do adequado

Estado está acima da média nacional. Serviço não parou de ser oferecido durante a pandemia. Especialistas reforçam importância de atualizar vacinas nas crianças
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A meningite pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Vacinas são a principal forma de prevenção à doença. Na foto, criança sendo vacinada (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves A meningite pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Vacinas são a principal forma de prevenção à doença. Na foto, criança sendo vacinada

A cobertura da vacinação infantil passa por momento crítico em todo o País, de janeiro a julho últimos, a média é de 59,8%. No Ceará, a situação é menos grave, mas ainda abaixo do desejável. Até agosto, 81,3% das crianças estavam imunizadas. No mesmo período de 2019, o percentual era de 98,72%. Para garantir imunização, o alcance deve ficar entre 90% e 95%, a depender da vacina.

Nos sete primeiros meses do ano passado, 94,43% das crianças no Estado estavam imunizadas com a BCG. Em 2020, são 61,14%. A cobertura da Tríplice Viral (D1), que em 2019 era de 103,48%, está em 87,14%.

Carmem Osterno, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), credita a queda da cobertura vacinal, sobretudo, à pandemia do novo coronavírus. Ela considera os cinco meses de isolamento social "perdidos". E explica que o serviço é essencial e nunca parou. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

"Em agosto, nós começamos campanha intensa de divulgação, com os secretários municipais de saúde, e com os agentes de saúde, para buscar as crianças em casa. A gente espera fechar o ano com toda a população infantil vacinada", projeta Carmem.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a cobertura média em Fortaleza, em 2020, está em 91%. Algumas vacinas, no entanto, não alcançaram o ideal. Caso da Poliomielite, com 87%, e Pentavalente, com 85%.

Por vídeo, Renata Dias, assessora técnica de imunização da SMS, reforçou a importância das vacinas. "É importante que as crianças, antes de retornem às aulas, estarem com o cartão de vacina em dias", advertiu.

Cobertura vacinal no Ceara
Cobertura vacinal no Ceara (Foto: luciana pimenta)

Erika Freitas Mota, professora do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), observa que a redução da cobertura vacinal é perceptível nos últimos cinco anos. A doutora em bioquímica frisa ainda a necessidade de fortalecimento do Programa Nacional de Imunização (PNI) e maior presença do estado para garantir o direito à saúde pública universal.

"Quando se fala de vacinação, é preciso entender que não é questão de escolha individual. A gente vive em sociedade. Isso é uma responsabilidade social e coletiva. Os surtos da doença não vão atingir somente os indivíduos que acharam que podiam escolher não se vacinar. Eles atingem toda a população. Para quem vive em sociedade, as vacinas devem sim ser obrigatórias", reflete Erika.

Em nota, o Ministério da Saúde reitera a importância da vacinação e afirma que tem ampliado as estratégias de conscientização. 

 

O que você achou desse conteúdo?