Segundo balanço divulgado ontem pelo governo do Estado, 904 escolas das redes pública e privada retomaram atividades presenciais ontem em São Paulo. As escolas públicas reabriram para aulas de reforço e recuperação para o ensino médio e educação de jovens e adultos em 219 municípios. Cerca de 200 mil estudantes teriam participado da reabertura.
O governo do Estado é responsável pela educação de 3,5 milhões de alunos, 869 mil deles só na cidade de São Paulo, e disse que 5,71% do total de matriculados participaram de atividades ontem. Essas estavam restritas a até 20% dos alunos.
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse estar "muito satisfeito" com o retorno. "Nós entendemos que deve ser uma prioridade da nossa sociedade o retorno das aulas nas nossas escolas. Temos visto pelo mundo afora e é importante que também priorizemos a volta das atividades pelo bem da saúde mental, pelo bem socioemocional das nossas crianças, dos nossos jovens,
segundo alertas feitos pela Organização Mundial da Saúde."
A volta às aulas regulares presenciais continua prevista na capital para 3 de novembro. "Teremos aulas presenciais e a distância, dando sempre o mesmo conteúdo", disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. (AE)