Logo O POVO+
Postos de guarda-vidas na Praia do Futuro serão reformados; mais dois serão inaugurados
CIDADES

Postos de guarda-vidas na Praia do Futuro serão reformados; mais dois serão inaugurados

Obra começa na próxima terça-feira, 13, e deve ser entregue em 90 dias. Pontos de instalação foram definidos a partir de estatística de afogamentos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GUARDA-VIDAS na Praia do Futuro trabalham com estrutura de apoio defasada (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR GUARDA-VIDAS na Praia do Futuro trabalham com estrutura de apoio defasada

Os postos de guarda-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza, serão realocados e ampliados, passando de de nove para 11. As obras têm início na próxima próxima terça-feira, 13. A requalificação é fruto de uma parceria público-privada entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Unimed Fortaleza. O projeto foi divulgado nessa sexta-feira, 9, no Casarão Vermelho, sede da Corporação, no bairro Jacarecanga, na presença do recém-empossado Sandro Caron, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Atualmente, nove pontos de apoio funcionam no trecho da orla que deve ser contemplada com o projeto de requalificação dos equipamentos. As entregas acontecerão em três lotes e a conclusão das obras deve ocorrer em aproximadamente 90 dias. Os prazos podem ser alterados devido à pandemia.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

O estilo do projeto é baseado nas torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida (EUA). Porém, há também participação dos profissionais locais. Em formato triangular, os postos possibilitarão uma fácil identificação por parte dos banhistas e permitirão um melhor monitoramento para os salva-vidas. Todo o material para construção dos postos será com de origem sustentável, como madeira e telha ecológicas, gerando baixo impacto ao meio ambiente, esperam os envolvidos.

Com os equipamentos, será possível intensificar o trabalho de prevenção de ocorrências de afogamento no trecho da orla, bem como fortalecer o trabalho de informações aos banhistas e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais. O titular da Segurança do Estado, Sandro Caron, destacou que a parceria ocorre num momento de investimentos, com a entrega de 15 quadriciclos, 17 jet-skis, motos aquáticas e outros equipamentos específicos para salvamento aquático.

"Eles terão uma melhor visualização de situações de risco, agindo preferencialmente de forma preventiva e evitando o pior: a morte por afogamento", disse. Os locais para instalação das guaritas salva-vidas foram escolhidos após análises de estatísticas dos casos.

Comandante geral do CBMCE, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda comemorou os novos postos tendo em vista que as atuais estão "defasados tecnicamente". "A Praia do Futuro é o nosso principal ponto de balneabilidade, em termos de litoral. Muitas pessoas frequentam de domingo a domingo. É um trecho, por suas características de mar, o mais perigoso. É o que chamamos de mar aberto. Diferente da Beira-Mar, que é praticamente uma baía, tem poucas ondas, não tem valas", explicou.

Para o médico João Borges, diretor comercial da Unimed Fortaleza, a iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com a cidade e amplia o esforço de cuidar das pessoas e de promover práticas mais saudáveis.

"Nessa construção se pensou na imagem da Praia do Futuro para que não pudesse fugir e não agredisse a natureza. Todas as torres, se você pegar as do passado, eles sofriam muito com as intempéries da própria natureza, agora não, todo o material será sustentável", comentou. Para ele, a ação agrega à marca Unimed Fortaleza uma imagem importante: a promoção da segurança, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida da população.

 

Cronograma

A fase 1 do projeto contempla a mobilização das equipes e abertura do canteiro de obra, que deve finalizar em 12 de outubro e, a partir da próxima terça-feira, 13, terá início a segunda fase de montagem dos guaritas salva-vidas. No total as entregas acontecerão em três lotes.

As obras devem ser concluídas em aproximadamente 90 dias, com previsão de entrega do último posto para janeiro de 2021. Os prazos podem sofrer alterações devido a eventuais ajustes no projeto e a
situações de intempéries, greves, bem como em decorrência da pandemia
de Covid-19.

O que você achou desse conteúdo?