Logo O POVO+
Famílias aproveitam o Dia das Crianças ao ar livre
CIDADES

Famílias aproveitam o Dia das Crianças ao ar livre

Fortaleza.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ERIVALDO Gomes, 37, brinca com Maria Eloá, 1 (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves ERIVALDO Gomes, 37, brinca com Maria Eloá, 1

Diversas famílias comemoraram o Dia das Crianças, na manhã desta segunda-feira, 12, ao ar livre. No contexto da pandemia de Covid-19, praças e parques foram opção segurança para aproveitar o feriado com os pequenos em piqueniques, caminhada com animais de estimação e passeios de bicicleta ou de patinete.

Em anos anteriores, Maria Laura, 6, e Henrique, 3, iam a shoppings na data com seus pais, a enfermeira e professora universitária Gilmara Holanda, 37, e do analista de sistemas Alfredo Silveira, 46. Em 2020, o local escolhido pela família foi o Parque Adahil Barreto. "(Também) fomos à praia no sábado e no domingo. Gosto das atividades ao ar livre porque é uma atividade sensorial importante para eles", afirma a mãe.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Equipado com máscara e capacete, Rafael Camini Ito, 6, pedala rápido com a bicicleta de rodinhas. O pai dele, o engenheiro mecânico Marcelo Ito, 48, o leva ao Parque constantemente desde a reinauguração do local, em 2018, pela segurança que percebe. "Achamos que é um espaço bem interessante. A criança pode sair correndo, mas, como tem o muro, que acaba contendo, ficamos tranquilos porque ele pode rodar e acompanhamos à distância", aponta.

Ao entrar no Parque, os visitantes recebem algumas orientações. Grupos de piquenique têm limite de seis pessoas, o uso de máscara é obrigatório — exceto ao lanchar —, explica o educador ambiental Eduardo Barbosa.

Para comemorar o primeiro Dia das Crianças com Maria Eloá, a doméstica Tatiana Carvalho Moraes, 37, e o lavador de carros José Erivaldo Gomes, 37, levaram a filha para a Praça das Flores. A menina completou o primeiro ano de vida no último domingo, 11, e, por causa da pandemia, essa é a terceira vez que ela passeia com os pais. Tatiana conta que, durante a gravidez, teve diabetes gestacional e, por isso, observar a filha brincar com o pai já é um presente. "Ela foi um milagre, os médicos chegaram a falar que ela não ia nascer. Olhando para ela, vejo que é uma vitória muito grande."

Com parquinho infantil para as brincadeiras das crianças, a praça também foi o destino escolhido pelo representante de vendas Emanuel Viana, 40, para o passeio com a filha, Isabella, de 3 anos, apesar de não ser próxima de onde eles moram. A pandemia também influenciou na mudança de planos da família para a comemoração da data, em relação aos anos anteriores. "Íamos mais para shopping mesmo, hoje foi o primeiro dia que resolvi ir para um local ao ar livre, para ficar um pouco mais seguro."

 

O que você achou desse conteúdo?