Logo O POVO+
Regional 2 é a que mais preocupa em relação a novos casos
CIDADES

Regional 2 é a que mais preocupa em relação a novos casos

Segundo especialista, aglomerações estão levando a aumento da circulação viral
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Desde o início da pandemia até a última semana, foram confirmados 9.556 casos na Regional 2. Isso significa que 2,4% dos 395.593 habitantes de seus 21 bairros foram infectados pelo novo coronavírus. No mesmo período, foram registrados 641 óbitos neste quadrante da Cidade. Os dados são de boletim epidemiológico divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última sexta-feira, 16. O documento aponta ainda a existência de “clusters” pulverizados de óbitos, mas concentrados especialmente na Regional 2.

“É um momento em que a gente tem um aumento de circulação viral em algumas áreas da Cidade. Mais notadamente nos bairros mais centrais, que pega Aldeota, Meireles, Mucuripe, Guararapes”, explica Antônio Lima, gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS. A positividade dos testes realizados no Laboratório Central (Lacen) de Fortaleza chegou a 9% na última semana. Esse número já foi bem menor, em torno de 2% e 3%.“É a região dos bairros de maior IDH e onde provavelmente estamos enfrentando alguns mini-surtos da doença; felizmente ainda com a maioria de casos leves”, completa Lima.

O epidemiologista afirma que a situação demanda investigação uma vez que ainda não há aumento de demanda na rede pública de saúde ou um crescimento de óbitos. “Precisamos ter bastante cautela para elucidar essa situação antes de ter um diagnóstico definitivo”, aponta. “Temos um grande preocupação com as aglomerações, sobretudo noturnas, e com o período eleitoral. Não é momento para isso”, explica reforçando a necessidade de uso de máscaras.

Ainda assim, impacto pode ser sentido nas unidades de saúde. A Unimed Fortaleza suspendeu a marcação de novas cirurgias eletivas não essenciais devido ao aumento da procura de atendimento por pacientes com suspeita de Covid-19. A medida preventiva foi divulgada pelo presidente da rede, o médico Elias Leite. A suspensão vai, inicialmente, até o próximo domingo, 25. Leitos para atender os casos da doença foram ampliados.

Em comparação com as demais áreas da Capital, as Regionais V e VI são as mais populosas, com respectivamente 589.470 e 589.080 habitantes. Na V foram registrados 7.213 casos de Covid-19 e 859 óbitos em decorrência da doença. Já na V, foram 8.861 conformações e 690 mortes.

O que você achou desse conteúdo?