Logo O POVO+
Regionais 2 e 6 têm maiores aumentos nos casos de Covid-19
CIDADES

Regionais 2 e 6 têm maiores aumentos nos casos de Covid-19

Cinco bairros concentram 19,3% das novas confirmações geolocalizadas. Epidemiologistas apontam que crescimento pode ser explicado por menor soroprevalência em algumas áreas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pessoas sem máscaras no Parque do Cocó na manhã do domingo, 25 (Foto: Deisa Garcêz)
Foto: Deisa Garcêz Pessoas sem máscaras no Parque do Cocó na manhã do domingo, 25

Na última semana, 1.994 fortalezenses receberam diagnóstico positivo para Covid-19. Desses, 218 vivem na Regional 2 e 193 vivem na Regional 6, o que as torna as duas áreas com maiores aumentos absolutos nos registros de casos da doença. Os números foram calculados pelo O POVO com base nos boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) referentes às 42ª e 43ª semanas epidemiológicas.

Dos novos casos em Fortaleza entre os dias 17 e 24 de outubro, apenas 876 foram geolocalizados. Destes, 169 (o equivalente a 19,3%) estão concentrados em cinco bairros: Meireles, Jangurussu, Cocó, Fátima e Barra do Ceará. “Em bairros muito populosos é difícil medir só pelo número absoluto. É preciso sempre relacionar com o tamanho da população. Mas são números que levantam um alerta”, ressalva a epidemiologista Ligia Kerr. Segundo a médica, um fator explicativo é a soroprevalência. “Onde houve mais casos no início da epidemia, teria, teoricamente, menos chance de novos casos agora”, explica.

LEIA MAIS:

Novos casos diários crescem 38% em Fortaleza

Em julho, uma pesquisa sobre a soroprevalência para a Covid-19, ou seja, a presença de anticorpos contra o Sars-CoV-2, entre os fortalezenses foi realizada pela SMS e pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Resultados preliminares apresentados no mês seguinte indicam que as Regionais 2 e 4 haviam sido as menos afetadas pelo vírus até aquele momento. Do total de habitantes em cada uma delas, apenas 9,2% e 9,7%, respectivamente, tinham desenvolvido anticorpos para o novo coronavírus.

“A transmissão começou pelas áreas com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso dessas regionais. Entretanto, ela aderiram mais às medidas de isolamento social; portanto, foram mais preservadas”, expõe o epidemiologista Luciano Pamplona. “Agora, infelizmente, as pessoas acham que o problema já passou e estão se expondo em bares, festas e aglomerações. Isso tem contribuído para o aumento de casos nessas áreas”, completa.

Para Lígia, o cenário de aumento de casos não aponta para uma segunda onda neste momento, mas demanda cautela e cuidados. “Nos bairros de nível socioeconômico mais elevados, as pessoas podem parar de novo, ficar mais em casa, se distanciar mais ou mesmo não pegar transporte coletivo”, aponta. “O mesmo não é possível para as pessoas que têm mais dificuldades de se manter em distanciamento físico, por estar, por exemplo, sem emprego ou em emprego informal.”

Consultada pelo O POVO quanto a medidas específicas para as regiões com maior aumento de casos, a SMS garante que “as ações de prevenção e combate à Covid-19 em Fortaleza estão estabelecidas com o princípio de atendimento amplo a todos os fortalezenses, com estrutura abrangendo toda a cidade e visando reduzir a proliferação do vírus”. A pasta informa que acolhe pacientes com síndrome gripal em todas as suas unidades, a exemplo dos 116 postos de saúde e das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Infraestrutura

De acordo com a SMS, o Município dispõe de 50 leitos ativos exclusivos para pacientes com Covid-19. Os leitos estão distribuídos em unidades como Instituto Doutor José Frota (IJF) e o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, cuja taxa de ocupação vem se mantendo em torno de 60%.

Os bairros com maior e menor aumento

O POVO analisou o aumento de casos de Covid-19 em Fortaleza. Veja as regionais e os bairros que, na última semana, apresentaram os maiores e os menores registros absolutos de novos casos da doença.

Regional 2: 218 novos casos

Regional 6: 193 novos casos

Regional 5: 146 novos casos

Regional 1: 121 novos casos

Regional 4: 121 novos casos

Regional 3: 77 novos casos

Os cinco bairros com mais casos novos de Covid-19

Meireles: 50

Jangurussu: 32

Cocó: 30

Fátima: 29

Barra do Ceará: 28

Os bairros com menos casos novos de Covid-19

Barroso, Manoel Dias Branco, Olavo Oliveira, Padre Andrade, Pedras e Pirambu não registraram novos casos da doença na última semana

Autran Nunes, Cidade 2000, Couto Fernandes, Moura Brasil, Parque Iracema, Parque Presidente Vargas, Parque Santa Rosa e Parreão: 1 novo caso registrado em cada

Aldeota, Bela Vista, Bom Futuro, Coaçu, Jóquei Clube, Parque Manibura, Paupina, Sabiaguaba, Salinas e Vila Manuel Sátiro: 2 novos casos registrados em cada

Fonte: Boletins da SMS referentes às 42ª e 43ª semanas epidemiológicas

O que você achou desse conteúdo?