Logo O POVO+
SMS aponta redução de casos por atraso em exames
CIDADES

SMS aponta redução de casos por atraso em exames

Fortaleza. Boletim semanal
Edição Impressa
Tipo Notícia

Apesar de indicar incremento na transmissão da Covid-19 no município de Fortaleza, novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado ontem, 30, aponta queda de novos casos. A média móvel estimada na sexta-feira (59,7 casos) é 41% inferior à registrada duas semanas atrás. Conforme o relatório, "o declínio da média móvel visto agora, provavelmente, reflete apenas retardo na liberação de resultados".

A positividade de exames RT-PCR para o diagnóstico da doença na Capital foi de 13,2% entre os dias 23 e 30 outubro. "A proporção de amostras com resultado detectável para Sars-CoV-2 permaneceu estável na última semana", informa o texto. A secretaria diz que "a ampliação da testagem molecular (RT-PCR) direcionada a grupos específicos e sintomáticos é essencial nessa fase para o monitoramento de surtos", aponta a secretaria.

A pasta informa que há "incremento da transmissão detectado na segunda semana de outubro" mas não detalha os dados específicos da alta na transmissão.

Em relação aos óbitos, a média móvel atualmente é de 0,7 mortes/dia, uma redução de 30% no comparativo com duas semanas atrás (1 morte diária). O documento aponta que as mortes pela doença na Capital permanecem em queda e que "na fase em que o Município se encontra, de limitada transmissão viral, mínimas alterações no número de mortes mudam a média móvel
desproporcionalmente".

Conforme a SMS, desde a primeira semana de agosto, pode-se considerar a média móvel de óbitos estável em Fortaleza. Entre agosto e outubro, 16 dias, de maneira preliminar (dependência de resultados), não tiveram nenhuma morte pelo novo coronavírus. (Ana Rute Ramires e Matheus Facundo)

 

O que você achou desse conteúdo?