Logo O POVO+
Esporte pela cidade: aumenta prática de corrida de rua
CIDADES

Esporte pela cidade: aumenta prática de corrida de rua

O esporte é uma alternativa para quem quer praticar atividades físicas em ambientes abertos. Educadores físicos alertam para a importância de procurar locais sem aglomerações e a utilização da máscara de proteção durante o treino
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, 21-11-2020: Apos a pandemia, o numero de praticantes da corrida de rua aumentou. Ana Carolina Pires, assessora, conta da sua trajetoria no esporte que iniciou ha 10 anos e fala sobre sua observacao no movimento aonde costuma correr de um amento consideravel de pessoas. Coco ,Fortaleza (foto: BARBARA MOIRA/ O POVO) (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira FORTALEZA, CE, 21-11-2020: Apos a pandemia, o numero de praticantes da corrida de rua aumentou. Ana Carolina Pires, assessora, conta da sua trajetoria no esporte que iniciou ha 10 anos e fala sobre sua observacao no movimento aonde costuma correr de um amento consideravel de pessoas. Coco ,Fortaleza (foto: BARBARA MOIRA/ O POVO)

Com benefícios que vão muito além do condicionamento físico, a corrida de rua é um esporte que tem sido cada vez mais procurado. Não é raro se deparar com grupos de corredores por Fortaleza. Conforme profissionais da educação física, a prática tem crescido ainda mais após o período de isolamento rígido em razão da pandemia da Covid-19. O esporte é uma boa alternativa para quem quer praticar atividades físicas fora de ambientes fechados. Considerado democrático, ele proporciona bem estar e mudança na relação dos praticantes com o entorno onde vivem. Os corredores relatam: um outro olhar sobre a cidade surge quando se está a pé.

Antes de iniciar a atividade, educadores físicos frisam a importância de realizar uma avaliação clínica, principalmente para quem possui problemas cardiovasculares ou articulares. Outro alerta é para a obrigatoriedade do uso máscara de proteção durante a prática para evitar o contágio da Covid-19, além de procurar locais sem aglomeração para os treinos.

"Os benefícios que um praticamente vai conseguir seriam na questão músculo-esquelético, condicionamento físico e definição muscular que pode se encaixar no controle do peso, no combate a obesidade, na circulação. Podendo prevenir em si e ajudar no tratamento de pressão arterial, diabetes e muito importante na questão de calcificação do sistema músculo-esquelético é o fortalecimento das articulações", aponta Márcio Oliveira, profissional de Educação Física e especialista em fisiologia do exercício.

Ele frisa que é de extrema importância ter uma avaliação prévia com um médico. "Basta que quem resolva partir para corrida tenha em mente que não tem nenhuma limitação articular, muscular e, principalmente, cardiovascular. Caso não consiga por questões clínicas, ele pode iniciar em um estágio anterior: a caminhada", acrescenta.

"Quando falamos de benefícios psíquicos, temos que enfatizar no combate à ansiedade, depressão e muitas síndromes que estão correlacionadas. Participar de novos ciclos de pessoas que possuem um estilo de vida mais saudável também leva ao praticante modificar os hábitos", explica o educador físico Eduardo Parente, gestor da Limiar Consultoria Esportiva.

Ele frisa a importância de procurar orientação qualificada para guiar treinos, principalmente quando o aluno é iniciante. "Quando temos essa oportunidade de iniciar o aluno na corrida, evitamos muito alguns 'vícios posturais' de imediato, evitando possíveis lesões no futuro. Dependendo do seu condicionamento, começar com caminhada e intercalar com poucos momentos de 'trote' são a melhor opção, mas de forma orientada", destaca Eduardo.

Ele avalia que muitas pessoas se permitiram experimentar a corrida para diminuição da ansiedade e benefícios corporais que antes tinham na academia, estabelecimentos que ficaram fechados por meses. "Exercício físico ao ar livre, seja ele qual for, tem um sabor diferente na vida das pessoas", diz. Ele relaciona as vantagens do "cuidado compartilhado da própria saúde com a sua cidade".

"Correr pelas ruas, pelas ciclovias, parques, praças e calçadões faz você conhecer sua cidade através de outra ótica, menos crítica e mais filosófica, abduzindo-o para outro patamar de admiração ao esporte e questionamentos sobre a mobilidade urbana", analisa Eduardo.

Márcio Oliveira destaca que a prática já estava em ascensão antes da pandemia. "O próprio mercado do segmento cada vez mais cresce com relação a disponibilidade de materiais com qualidade técnica e benefícios para que o praticante tenha melhor desempenho e condição de saúde", afirma.  

 

Assessorias de corrida

Limiar Consultoria Esportiva

Contato: (85) 9 9196-4632/ @limiarconsultoria

Preparador Físico Márcio Oliveira

Contato: (85) 9 99687731

Stark Assessoria Esportiva

Contato: (85) 99823 8080/ @StarkAssessoriaEsportiva

Onde correr?

- Porto das Dunas: tem diferentes terrenos (areia fofa, areia batida, dunas, ladeira)
- Avenida Maestro Lisboa: boa reta, percurso boa parte plano
- CE - 040 (aclives, declives, terrenos planos, apesar alguns buracos. Observação de seguir fluxo)
- Vila do Mar: calçadão amplo, brisa
- Parque Rio Branco, no São João do Tauape: arborizado
- Lago Jacarey: revitalizado recentemente
- Praça do Iprede, no Parque Manibura: bom para a terceira idade, que, por vezes, opta por percursos cíclicos

O que você achou desse conteúdo?