Logo O POVO+
Conflito entre facções teria motivado chacina
CIDADES

Conflito entre facções teria motivado chacina

| Ibaretama |
Edição Impressa
Tipo Notícia

A Polícia Civil já sabe que a chacina que deixou sete mortos na zona rural de Ibaretama, a 142km da Capital, na última quinta-feira, 26, foi resultado do conflito entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE). O POVO apurou que suspeitos de participação no crime já foram identificados, além dos dois homens que já foram presos, suspeitos de ajudar na logística do crime: Francisco Victor Azevedo Lima, de 20 anos, e Kelvin Azevedo Lima, de 26 anos.

As vítimas foram identificadas como Ednardo de Lima Silva, 18; Eduardo de Lima Silva, 19, ambos irmãos; Luana Melo da Costa, 19, cunhada deles dois; Francisco Gabriel Pereira da Silva, 14; Wellington Lima Silva, 17; Willian da Silva Rodrigues, 6, ambos irmãos; e Osvaldo da Silva Lima, 24, tio dos dois últimos.

Conforme Relatório de Investigação Preliminar, a casa onde ocorreu o crime, pertencente a uma mulher que foi baleada, mas sobreviveu, funcionava como uma espécie de ponto de apoio para integrantes da GDE. Seria fornecido abrigo para criminosos e esconderijo para armas de fogo. Uma espingarda artesanal calibre 12 foi encontrado a cerca de 100 metros da casa, escondida entre pedras.

A investigação aponta que quatro das vítimas chegaram ao local horas antes do crime, por volta de 1 hora da madrugada. Todos eles seriam integrantes da GDE — apenas Osvaldo e Willian não teriam nenhum tipo de ligação com a facção, conforme apurado. Foi por volta das 3 horas que chegaram os criminosos. Com rostos cobertos, eles afirmaram que eram policiais e ordenaram que a porta fosse aberta. Então, renderam as vítimas e passaram a atirar.

Os homens haviam ordenando que a dona da casa, que sobreviveu, corresse, junto com seu filho de 6 anos, mas ambos foram baleados. "Sujou, pegou na criança", teria dito um dos executores, conforme o depoimento da sobrevivente. Ela ainda contou a Polícia ter chegado a correr levando a criança já desacordada e deixando-a nos fundos da casa para pedir ajuda. O corpo da criança foi encontrado a cerca de 50 metros da casa. Seriam cerca de 10 os executores, ela afirmou.

Além da rivalidade entre as facções, a Polícia recebeu a informação que disputas entre os executores e vítimas relacionadas ao tráfico de drogas teriam motivado a chacina. Os assassinos ainda seriam responsáveis por um assassinato ocorrido em 11 de novembro, também em Ibaretama, cuja vítima foi Ednardo Martins da Silva, 18. Ele era parente de Gabriel. 

O que você achou desse conteúdo?