Logo O POVO+
Distribuição de chips de internet para 347 mil alunos do Estado começa nesta quarta-feira
CIDADES

Distribuição de chips de internet para 347 mil alunos do Estado começa nesta quarta-feira

Cada chip tem pacote de 20GB mensais. Distribuição tem início nesta quarta-feira, 9
Edição Impressa
Tipo Notícia
Procura por cursinhos preparatórios online aumentou na pandemia (Foto: Agencia Brasil)
Foto: Agencia Brasil Procura por cursinhos preparatórios online aumentou na pandemia

A distribuição dos chips de dados de internet móvel para 347 mil alunos do Estado, do ensino básico ao superior, começa nesta quarta-feira, 9. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) em live nas redes sociais, ao lado da vice-governadora Izolda Cela (PDT), da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, e do presidente do Sindicato Apeoc, Anizio Melo (PCdoB).

A aquisição dos 347 mil chips foi anunciada no começo de novembro, quando Camilo enviou a Proposta de Lei à Assembleia Legislativa. Na live de ontem, o governador afirmou que a Lei foi aprovada e sancionada na segunda-feira, 7. Ele também lembrou que a ação não está limitada ao período da pandemia, mas será uma política pública permanente com periodicidade anual.

Nos primeiros seis meses, serão investidos R$ 29.415.157,20 do orçamento estadual para a aquisição dos chips de internet, que contarão com pacote de 20 GB mensais. A proposta é garantir que os estudantes da rede estadual de ensino possuam as ferramentas de acesso necessárias para seguirem realizando as atividades escolares durante o período de isolamento social.

O governador argumentou ainda que, como política fixa, o programa será continuado mesmo após o retorno das aulas presenciais, com o potencial de expandir o uso das plataformas virtuais de ensino do Estado e reforçando a importância do amplo acesso à internet pelos discentes. De acordo com ele, ainda está previsto o lançamento de uma nova plataforma, "com acesso a conhecimento e aulas online".

O público-alvo prioritário da fase inicial do programa são alunos da educação básica (6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio), que compreende cerca de 338 mil chips. No entanto, o auxílio beneficiará também 8.959 alunos de baixa renda que cursam o Ensino Superior na rede pública estadual. A ação é coordenada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e secretarias da Educação (Seduc) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). (Davi César e Catalina Leite)

 

O que você achou desse conteúdo?