Logo O POVO+
Aguapés cobrem espelho d'água do Lago Jacarey
CIDADES

Aguapés cobrem espelho d'água do Lago Jacarey

Grande quantidade das plantas é um indício de que a água está poluída. Prefeitura começa a fazer a limpeza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LIMPEZA do Lago Jacarey para remoção dos aguapés começou na quarta-feira passada
 (Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deisa Garcêz/Especial para O Povo LIMPEZA do Lago Jacarey para remoção dos aguapés começou na quarta-feira passada

Os moradores e frequentadores habituais do Lago Jacarey, localizado entre os bairros Cambeba e Cidade dos Funcionários, se admiraram, nos últimos dias, com a quantidade de plantas que cobriam o espelho d'água.

O corretor de imóveis Mozart Marinho, 58, se entristece ao olhar o verde que tomou de conta do lago que é sua paisagem e espaço e lazer desde a infância.

"As aves que se alimentam aqui vão embora porque não vai ter peixe. Os peixes estão morrendo com tanta sujeira na água. Fizeram uma coisa tão bonita e agora dá até pena de ver o lago assim", lamenta. "E não é só o esgoto, tem também o lixo. Infelizmente, muitas pessoas não têm consciência e jogam o lixo em qualquer lugar", aponta.

O biólogo e consultor ambiental Jonas Pereira explica que o fenômeno indica um alto índice de poluição do lago, resultado de uma grande quantidade de efluentes comerciais e residenciais lançados clandestinamente. O esgoto fornece nutrientes para os aguapés, os quais, por sua vez, acabam diminuindo o oxigênio na água e causando a morte de peixes e outras espécies presentes no ecossistema.

"Devido ao acumulo de impurezas na água, os peixes podem ingerir essas substâncias e contaminar outros seres vivos que se alimentam deles. Além disso, esse 'tapete' de vegetação atrapalha a entrada de luz na água,onde vivem microrganismos que precisam da luz, principalmente na fotossíntese para produção de oxigênio dentro da água. E essa cobertura impede o processo", acrescenta.

A região do Lago Jacarey teve as obras de requalificação concluídas e entregues em dezembro. O local recebeu um conjunto de melhorias para favorecer o deslocamento dos pedestres, aumentar a segurança viária e incentivar o turismo gastronômico, já que o a região é considerada um dos maiores polos gastronômicos de Fortaleza, com opções culinárias de diversos cantos do mundo. Orçada em R$ 7 milhões, a intervenção foi feita pela Prefeitura de Fortaleza, em projeto apresentado à comunidade em 2019.

Pela recorrência de descarte irregular de resíduos sólidos identificado em locais inadequados do entorno, está prevista ainda a implantação de dois Ecopontos (locais de entrega voluntária de resíduos) na região, por meio do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia pela troca de recicláveis.

Em nota enviada ao O POVO, a Secretaria Executiva Regional VI informou que "iniciou na última quarta-feira, 6, a remoção dos aguapés do Lago Jacarey. Nos próximos 15 dias, uma equipe formada por 25 trabalhadores seguirá com a limpeza do local, que terá monitoramento sistemático para conter o crescimento desse tipo de planta". (Com Deísa Garcez, especial para O POVO).

 

O que você achou desse conteúdo?