O Carnaval consta no calendário dos feriados prolongados nacionais como ponto facultativo. Estão assinalados os dias 15 e 16 de fevereiro e a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 17, que também é considerada como ponto facultativo até às duas horas da tarde.
Com o tempo livre, muitos cearenses planejam passar o feriadão em cidades da serra e do litoral que tradicionalmente reúnem foliões no período. De olho na demanda, alguns proprietários de imóveis já enchem de anúncios as páginas e sites especializados em alugueis por temporada. Casas de praia, sítios e apartamentos em resorts são ofertados com textos descritivos que indicam que o imóvel tem a capacidade de abrigar de pequenas a médias aglomerações.
O comerciante Antônio Lima, 53, intermedia o aluguel de sítios no Interior do estado e de casas de praia em Paracuru (distante 63 km de Fortaleza), no litoral oeste. "A procura diminuiu um pouco, uns 30%, mas acho que semana que vem começa a aumentar as respostas ao anúncio que colocamos na Internet. Neste ano, vejo um aumento na procura por famílias, em vez dos grupos de amigos, que eram maioria em outras épocas", indica.
Já um administrador de imóveis que preferiu não se identificar acredita que o Carnaval vai acontecer mesmo sem incentivo ou mesmo autorização oficial, a exemplo do que foi observado em várias festas de Natal e Réveillon que geraram aglomeração pelo Brasil.
"Em Aracati, já temos uma grande procura por casas. O que estamos fazendo (alugar imóveis para terceiros) não é ilegal, há vários proprietários alugando. Agora, se o locatário fizer uma festa com aglomeração, aí cabe às autoridades responsáveis fazer a devida fiscalização", justifica. (Flávia Oliveira)