Logo O POVO+
Vacinação começará em todos os estados ao mesmo tempo, diz ministério
CIDADES

Vacinação começará em todos os estados ao mesmo tempo, diz ministério

| Covid-19 | Segundo Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde, vacinação começará quando todas as capitais tiverem doses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O SECRETÁRIO-EXECUTIVO da Saúde, Élcio Franco
 (Foto: TV Brasil)
Foto: TV Brasil O SECRETÁRIO-EXECUTIVO da Saúde, Élcio Franco

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), Élcio Franco, a vacinação "iniciará no mesmo horário em todo o Brasil". Em coletiva de imprensa na noite de ontem, 13, ele frisou que, após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a previsão é de que a distribuição seja feita de três a cinco dias. A imunização começará quando todas as capitais tiverem doses para "garantir equidade".

O Ministério planeja o começo da vacinação em um evento no Palácio do Planalto, apesar de o próprio presidente Jair Bolsonaro afirmar que não pretende ser imunizado. A ideia é realizar a primeira imunização no País na próxima terça-feira, 19, data em que governadores devem estar em Brasília para participar de reunião com o ministro Eduardo Pazuello.

A Anvisa anunciou que no próximo domingo, 17, realizará reunião para decidir sobre a autorização de uso emergencial das vacinas que fizeram os pedidos. São elas a CoronaVac, feita pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e a vacina produzida pela Fiocruz, juntamente com a farmacêutica AstraZeneca e Universidade de Oxford.

"A Anvisa aprovando, no domingo, vamos começar a distribuição do imunizante para as capitais. E das capitais, o material é loteado e conforme os planejamentos estaduais ela será capilarizada para os municípios para chegar nas unidades básicas de saúde", disse.

Leia também: Ceará deve ter 1,7 milhão de doses para grupo de risco e começar a vacinar em fevereiro

Dessa forma, mesmo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que sediam laboratórios responsáveis pelas vacinas, terão de esperar até que todas as unidades da federação disponham das doses. "Não podemos tratar brasileiros de forma diferente. Ninguém ficará para trás. Por isso, a vacinação começará simultaneamente em todo o País", disse.

Hoje, grupo do MS vai até a Índia para buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford. O lote foi fabricado pelo laboratório indiano Serum. Avião parte do Recife e fará uma viagem de 15 horas de duração até a cidade indiana de Mumbai. A aeronave deve retornar ao Brasil no sábado, 16. A chegada será no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

 

O que você achou desse conteúdo?