Logo O POVO+
Menos da metade dos inscritos compareceram ao Exame
CIDADES

Menos da metade dos inscritos compareceram ao Exame

Fiscal em uma escola no bairro Jangurussu, em Fortaleza, relatou que na sala pela qual estava responsável apenas oito alunos compareceram. A lista contava com 29 pessoas
Edição Impressa
Tipo Notícia
Primeira prova do Enem aconteceu dia 17 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Primeira prova do Enem aconteceu dia 17

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou na noite deste domingo que esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção de 51,5%. O dado foi divulgado em coletiva de imprensa logo após o fim do primeiro dia de provas presenciais. Para o titular do MEC, o número alto de ausência ocorre porque os candidatos têm medo de contaminação pela Covid-19 e por "trabalho de mídia contrário".

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.523.029 pessoas se inscreveram no Enem. Compareceram para prestar o Exame 2.680.697 candidatos, cerca de 48,5%. Além disso, 2.967 participantes foram eliminados e 69 prejudicados por ocorrências logísticas.

Fiscal em uma escola no bairro Jangurussu, em Fortaleza, relatou que na sala pela qual estava responsável apenas oito alunos compareceram. A lista contava com 29 pessoas. A fonte, que preferiu não se identificar, afirma que a situação se repetiu por toda a escola. No fim da aplicação, uma colega de trabalho contou que 16 pessoas haviam faltado ao Exame no local onde estava.

A mulher ouvida pelo O POVO conta que tudo ocorreu normalmente e que as medidas de distanciamento e uso de máscara foram cumpridas. Ela comenta ainda ter passado por um treinamento online e outro presencial sobre os protocolos de segurança a serem adotados contra a Covid-19. No total, ela teve de trocar quatro vezes de máscara.

"O Exame acontece em um momento muito conturbado. O cenário estava propício para não acontecer. A gente tem uma pandemia que exige o distanciamento social, como medida para preservar vidas. Mas foi decidido pela manutenção das provas. Existe um contexto muito incerto", comenta Maria José Camelo Maciel, pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A porta-voz, por mais que ainda não tivesse dados consolidados sobre a aplicação da prova na Uece, avalia que o índice de evasão da prova deve superar o de edições anteriores.

 

O que você achou desse conteúdo?