Logo O POVO+
19 idosos morreram por Covid no Torres de Melo durante pandemia; vacinação começou hoje
CIDADES

19 idosos morreram por Covid no Torres de Melo durante pandemia; vacinação começou hoje

Os três primeiros vacinados são sobreviventes da Covid-19, inclusive José Pereira dos Santos, indígena e o mais idoso do Lar, com 106 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 José Pereira dos Santos, 106 anos, um dos idosos do Lar Torres de Melo vacinado contra a Covid-19 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves José Pereira dos Santos, 106 anos, um dos idosos do Lar Torres de Melo vacinado contra a Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, em março passado, 19 idosos morreram no Lar Torres de Melo, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. A vacinação começou no local nesta terça-feira, 19. O primeiro vacinado foi Elcias Albuquerque do Carmo, 79 anos, o primeiro dos idosos a contrair Covid-19 no Lar.

A instituição recebeu, na manhã de ontem uma primeira remessa, com 100 vacinas. Ao todo, o abrigo possui 173 institucionalizados, além dos servidores do local. Todos que fazem parte da instituição serão imunizados, é o que garante o prefeito José Sarto (PDT), que acompanhou pessoalmente a manhã de imunizações no Lar.

Clique na imagem para abrir a galeria

"O Lar Torres de Melo é um dos lugares que terão 100% do seu público vacinado (no primeiro lote). Isso nos alegra. Em Fortaleza, nós temos 800 pessoas, em média, nesse grupo (instituições de longa permanência). Na madrugada de domingo para segunda, foram incluídos deficientes que estão em abrigos e seus cuidadores. Todo esse grupo será vacinado", afirma o prefeito. 

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, 778 pessoas acima de 60 anos institucionalizadas e 616 profissionais do segmento serão contemplados com o primeiro lote da vacina. Vale lembrar que 40 mil pessoas podem ser imunizadas com o primeiro lote recebido pelo município, já que a vacina é aplicada em duas doses.

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela, informou que a primeira leva de vacinas não conseguirá contemplar todo o grupo presente na primeira fase do planejamento. "Esse lote cobrirá 100% dos institucionalizados, idosos acima de 60 e deficientes acima de 18 anos serão imunizados, até porque é um grupo pequeno em relação ao contingente de toda a primeira fase. Para os profissionais de saúde, nós temos cerca de 30% da vacina nesse primeiro momento", explicou.

Ana Estela esclarece que os profissionais da saúde serão atendidos durante o horário de trabalho. "Estamos indo aos profissionais que estão de plantão durante os três turnos. Vamos rodar de 7 a 10 dias para atender todas as escalas". Ao todo, 110 mil profissionais de saúde compõem a rede pública e privada do município, segundo o prefeito de Fortaleza.

LEIA MAIS | Castelão e Centro de Eventos serão locais de vacinação contra Covid-19 em lotes futuros

Esperança de dias melhores

O primeiro dia de imunização em instituições de longa permanência foi marcado pela emoção, tanto dos idosos, quanto dos profissionais de saúde que foram contemplados com a primeira dose da vacina.

Com os olhos marejados, Francisca Ramos, 65 anos, que está há seis anos no abrigo, não conteve a emoção. "Estou chorando de alegria. Feliz que a vacina chegou aqui e em todo o Brasil. Eu tinha tudo para ter problemas, sou hipertensa e diabética. É muito bom ver todo mundo se vacinando", afirma.

A emoção de fazer parte do grupo dos primeiros vacinados no Estado também foi sentida pela médica Priscila Pinheiro, que presta serviço ao abrigo desde 2017, ela foi a primeira profissional de saúde vacinada do local.

"A palavra maior é gratidão. Tivemos um ano muito difícil, especialmente, um mês muito difícil, que foi maio, em que a pandemia entrou aqui dentro do Lar. Conseguimos fazer, durante oito semanas, com que o vírus não chegasse, mas infelizmente chegou. No dia de hoje, estamos vivenciando algo que parecia tão distante e agora está aqui", diz.

Primeiro idoso vacinado no Lar Torres de Melo: Elcias Albuquerque do Carmo, 79 anos
Primeiro idoso vacinado no Lar Torres de Melo: Elcias Albuquerque do Carmo, 79 anos (Foto: AURÉLIO ALVES/O POVO)

Segundo a médica, dentro do abrigo, 19 vidas foram perdidas para o Coronavírus. Entretanto, nem tudo é motivo de lamentação. Os três primeiros idosos a receberem a vacina venceram a doença e serão imunizados ao receberem a segunda dose. Além de Elcias Albuquerque do Carmo, José Pereira dos Santos, 106 anos, e Emanuel Paixão, 97 anos, também sobreviveram à Covid-19. José Pereira é indígena e o mais velho do abrigo atualmente.

Início da vacinação de idosos no Lar Torres de Melo, bairro Jacarecanga
Início da vacinação de idosos no Lar Torres de Melo, bairro Jacarecanga (Foto: AURÉLIO ALVES/O POVO)

"Tivemos algumas perdas, conseguimos fazer a pandemia demorar a chegar aqui. O seu Elcias, que foi o primeiro vacinado, foi o primeiro a ter Covid-19. Nós o tratamos no próprio abrigo e, graças a Deus, conseguimos que o efeito negativo não fosse tão ruim. Como temos idosos muito frágeis, achamos que o efeito da pandemia seria avassalador, com uma mortalidade altíssima", relata

LEIA TAMBÉM | Vacina da Covid-19 no Ceará; o que se sabe até agora sobre a vacinação no Estado

Próximo Passos

Ainda nesta terça-feira, 19, a Prefeitura de Fortaleza segue imunizando profissionais de saúde atuantes na linha de frente contra a Covid-19. Os contemplados são os profissionais do Instituto Dr. José Frota, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz.

Segundo a Secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela, ainda não há previsão para a chegada de um novo lote, entretanto, o município já sabe como irá administrar as novas doses.

"Com as próximas doses que venhamos a receber vamos concluir os profissionais de saúde e iniciar a vacinação dos idosos acima de 75 anos, que estão na primeira fase. Essa vacinação desses idosos será realizada em domicílio".

A Secretária explica que um aplicativo está sendo criado para atender a demanda de pessoas que buscam a vacinação. Ana Estela destaca que a população não deve procurar postos de saúde, todo o agendamento será feito de forma virtual.

Insumos para a vacina

O prefeito Sarto Nogueira (PDT) afirma que a cidade de Fortaleza está pronta para dar continuidade ao plano de vacinação. "Hoje, nós temos 79 equipes vacinando nos locais. Se nós tivéssemos vacina para cobrir toda a área da primeira fase, nós realizaríamos isso em cerca de 10 a 12 dias. Temos 70 equipes que vão fazer a imunização domiciliar. Temos capacidade de vacinar 14 mil pessoas por dia e imunizar 2.100 residências. Só não conseguimos vacinar todos porque não temos quantitativo de vacina", relata.

O prefeito explica que a burocracia comercial é um complicador. "A vacina é composta de um produto chamado 'IFA', uma espécie de princípio ativo. Esse produto vem da China e da Índia. Ele é negociado em bases globais, e há uma demanda mundial. Infelizmente, trabalhando isso como um mercado, vale a lei da oferta e da procura, e vale a lei da capacidade de negociação dos dois lados".

Segundo Sarto, com a vinda desse insumo, a Fiocruz tem a capacidade de produzir até 15 milhões de doses de vacina por mês.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), informou, em entrevista coletiva, que cerca de 200 policiais estão envolvidos na operação que visa manter a segurança das vacinas no Estado. O efetivo policial será alterado de acordo com a demanda dos próximos dias.

O que você achou desse conteúdo?