Logo O POVO+
Com aulas previstas para 1º de fevereiro, 35 mil professores serão testados para Covid-19
CIDADES

Com aulas previstas para 1º de fevereiro, 35 mil professores serão testados para Covid-19

Seduc afirma que serão observadas todas as condições sanitárias e orientações da Secretaria da Saúde para retorno híbirdo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Começou ontem testagem para professores da rede estadual. Na imagem, exame em escola na Maraponga
 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Começou ontem testagem para professores da rede estadual. Na imagem, exame em escola na Maraponga

A testagem para Covid-19 de 35 mil professores da rede de ensino estadual do Ceará começou nesta quinta-feira, 21, e segue até 31 de janeiro. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a iniciativa busca descartar a hipótese de casos de coronavírus na rede pública. O início do calendário letivo está previsto, em princípio, para 1º de fevereiro.

O cronograma da testagem é estabelecido previamente pelas Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). Os resultados dos exames estarão disponíveis pelo Ceará App e pelo site Saúde Digital.

Na Capital, os testes nos profissionais da educação serão feitos na sede da Secretaria da Educação do Ceará (Centro Administrativo do Cambeba) e em outros seis polos, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

“Para o retorno híbrido (presencial e remoto), serão observadas todas as condições sanitárias e orientações da Secretaria da Saúde”, reforçou a Seduc. O órgão também frisou que mantém diálogo constante com a categoria de professores por meio do Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação (Apeoc).

Desde setembro de 2020, o Governo do Ceará, por meio de decreto, autorizou retorno às atividades presenciais, e divulgou o Protocolo 18 — Atividades Educacionais, que trata sobre os protocolos de segurança e medidas sanitárias para as atividades presenciais nas escolas cearenses.

Conforme o decreto nº 33.899, de 9 de janeiro de 2021, continuam autorizadas ou ampliadas na rede pública estadual de ensino, as seguintes atividades educacionais presenciais - com percentual variando de acordo com a Região de Saúde: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 3ª série do Ensino Médio (inclusive a integrada com ensino profissional).

Até quarta-feira, 20, o Integrasus tinha confirmado 7.496 estudantes da rede estadual de ensino com Covid-19. Desses, 6.756 haviam se recuperado. Outros 1.167 estavam em investigação. Além de 13 óbitos acumulados desde o início da pandemia. No total, foram 26.510 casos notificados.

Polos de testagem em Fortaleza

> EEFM Estado de Alagoas (Av Francisco Sá, 6.623, Barra do Ceará)
> EEMTI Gen. Eudoro Correa (Rua Júlio Braga, 101 - Parangaba)
> EEEP Maria José Medeiros (Rua Des. Lauro Nogueira, 1.240 - Papicu)
> EEEP Jaime Alencar (Av Rogaciano Leite, 2.285 - Luciano Cavalcante)
> EEEP Leonel Brizola (Av. Holanda, 1.281 - Jardim Cearense / Maraponga)
> EEMTI Profa Maria Antonieta Nunes (Rua 916-1 - Conjunto Ceará)
> Sede da Seduc (Av. General Afonso Albuquerque de Lima, S/N, Bairro Cambeba)

O que você achou desse conteúdo?