Logo O POVO+
Funceme divulgará prognóstico da quadra chuvosa duas vezes por mês
CIDADES

Funceme divulgará prognóstico da quadra chuvosa duas vezes por mês

Estratégia ocorre para acompanhar com mais precisão mudanças na temperatura do Atlântico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme
 (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme

O prognóstico da quadra chuvosa para o Ceará será lançado duas vezes por mês a partir deste ano. Os especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) devem rodar os modelos numéricos para prever o comportamento do Oceano Atlântico, que tem modulado o sinal de chuva abaixo da média para o primeiro trimestre da quadra chuvosa deste ano no Estado.

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, as condições do Atlântico Norte Equatorial estão muito mais aquecidas com relação ao Atlântico Sul Equatorial. Por isso, as precipitações tendem a ser acima da média justamente ao noroeste do Estado. No entanto, as dinâmicas podem mudar rapidamente. Daí, a necessidade de mais atenção à movimentação.

"Foi uma surpresa que os modelos convergissem com tanta coerência. Tivemos poucos modelos que divergiram do cenário que estamos apontando. O Atlântico é uma bacia pequena, que muda mais rapidamente. Por isso, requer monitoramento atento, que já é feito em escala semanal. Toda segunda-feira lançamos a situação do Atlântico e do Pacífico. Agora, é o sistema de previsão", afirmou Sávio ao O POVO, na sede da Funceme.

A iniciativa da Fundação ocorre via Banco Mundial. O monitoramento ativo é resultado da parceria entre os governos do Brasil, Estados Unidos e França. A expectativa ainda é de expansão das boias que medem a temperatura na superfície e subsuperfície do oceano.

Nessa quarta-feira, 20, Sávio e o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, apresentaram a previsão para os três primeiros meses da quadra chuvosa no Estado. A expectativa é de 50% acima da média, 40% dentro da média e 10% para superá-la. Com as mudanças do comportamento do Atlântico, é possível que o percentual de cada categoria do prognóstico mude.

O próximo cenário deve ser divulgado entre os dias 11 e 12 de fevereiro. O seguinte, em 28 do mesmo mês. "Como a previsão agora está sendo muito modulada pelo Atlântico, as mudanças que podem ocorrer são mais significativas. Apesar que, nas últimas semanas, o Atlântico Norte Equatorial tem se mantido aquecido. Significa que os ventos vão convergir para essa região. Ou seja, a umidade vai passar ao norte do estado", explica.

Para ocorrer mudança significativa no prognóstico, o aquecimento precisa ocorrer mais ao Sul do Atlântico. Porém, os prognósticos já feitos apontam que isso não deve acontecer. "Os modelos estão colocando a tendência de que o Atlântico Norte Equatorial permaneça aquecido."

Questionado sobre a influência do Pacífico, Sávio esmiúça que, como é uma bacia oceânica muito extensa, há maior demora para a mudança de temperatura. Por isso, tende a ficar com águas mais frias até maio.

"O Pacífico interage com o Atlântico Norte via atmosfera. Então, ele estando frio tende a fazer com que o Atlântico Norte se resfrie e o Atlântico Sul se aqueça. Isso seria favorável pra gente. O problema é identificar, e fazemos isso com modelagem, o quanto essa reversão do cenário atual pode acontecer ao longo do trimestre. Se esse resfriamento vai atuar para resfriar o Atlântico Norte e aquecer o Atlântico Sul. Mas o quanto vai acontecer e se vai acontecer para mudar o prognóstico de agora", pontua. (Ítalo Cosme)

 

O que você achou desse conteúdo?