Logo O POVO+
Temperaturas do Atlântico são principal indicativo de baixa precipitação
CIDADES

Temperaturas do Atlântico são principal indicativo de baixa precipitação

Funceme. Previsões quinzenais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A previsão climatológica para o trimestre fevereiro, março e abril deste ano indica 50% de probabilidade para chuvas abaixo da média. Há 40% de chances de precipitações em torno da normalidade e 10% na categoria acima do normal. Se as previsões divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) forem confirmadas, o acumulado médio não deve ultrapassar 433,1 milímetros.

O cenário previsto pela Funceme se baseia nas análises das condições atmosféricas e oceânicas, além de resultados de tecnologias de previsão. Apesar do quadro de La Niña no Pacífico, que favoreceria as precipitações, as chuvas são influenciadas pela temperatura nas águas do Oceano Atlântico. "Quando as águas do Atlântico ficam mais aquecidas ao norte, a confluência dos ventos fica também mais ao norte. Isso significa que não trazem umidade para a região do Ceará", explica o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

"Porém o oceano Atlântico é uma bacia pequena em relação ao Pacífico, por exemplo, e por isso requer um monitoramento frequente", comenta. Assim, o órgão deve divulgar prognósticos quinzenais. O próximo cenário deve ser divulgado entre os dias 11 e 12 de fevereiro. O seguinte, em 28 do mesmo mês.

O que você achou desse conteúdo?