Logo O POVO+
Primeira quinzena de fevereiro tem chuvas 71% abaixo do esperado para o mês
CIDADES

Primeira quinzena de fevereiro tem chuvas 71% abaixo do esperado para o mês

Precipitações estão mais concentradas no Centro-sul. Cenário segue favorável para chuvas até quarta-feira. A partir daí, a tendência é de redução
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PROGNÓSTICO para os meses de março, abril e maio deve ser divulgado ainda esta semana (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita PROGNÓSTICO para os meses de março, abril e maio deve ser divulgado ainda esta semana

A primeira quinzena do mês de fevereiro terminou com chuva acumulada abaixo da média no Ceará. De acordo com o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado alcançou apenas 29% do volume de precipitações esperado para todo o mês, quando a normal climatológica é de 188,6 milímetros. Até segunda-feira, 15, foram registrados 34,5 milímetros.

Todas as macrorregiões apresentam resultados negativos no período, conforme balanço parcial da Funceme atualizado às 13h09 min desta segunda-feira. O Cariri recebeu mais chuvas, acumulando 101.7 mm; ainda assim, está 39% da normal climatológica, que é de 166,8 mm. Sertão Central e Inhamuns acumulou 32,4 mm, ou seja, 69,3% abaixo da normal climatológica, que é de 105,3 mm.

O Litoral de Fortaleza e o Litoral do Pecém foram as regiões que registraram menos chuvas, 7,7 mm e 11,8 mm, respectivamente. Percentualmente, choveu 94,8% e 90,9% abaixo das normais climatológicas dessas regiões.

acumulado de chuvas em fevereiro
acumulado de chuvas em fevereiro (Foto: acumulado de chuvas em fevereiro)

Quanto aos municípios cearenses, 17 ainda não viram qualquer gota de chuva neste mês. Apenas Arneiroz, Cariús e Jucás tiveram desvios positivos nas médias observadas. Nas três cidades, respectivamente, choveu 6,9%, 34,4% e 72,1% acima do normal para fevereiro. Entre as 7 horas de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, choveu em pelo menos 48 municípios cearenses.

Conforme Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, as condições atmosféricas continuam favorecendo a ocorrência de chuvas no Ceará até quarta-feira, 17. A partir daí, a tendência é de redução das chuvas no Estado. Ela explica que as chuvas que ocorreram neste mês foram ocasionadas por áreas de instabilidade associadas à presença de vórtice ciclônico de altos níveis e outros sistemas meteorológicos que favoreceram a formação de nuvens de chuva.

A meteorologista aponta ainda que o principal sistema indutor de chuvas neste período do ano, a Zona de Convergência Intertropical, tem se mantido ao norte da linha do Equador. “De acordo com as análises, ela deve ficar afastada da região Nordeste pelo menos até o final de fevereiro. Isso é explicado pela temperatura da superfície do mar, que tem se mantido mais aquecida no Atlântico tropical norte se comparado ao sul e configura um dipolo positivo, condição desfavorável ao posicionamento da ZCIT sobre o Ceará”, completa.

 Veja o quanto choveu em cada macrorregião

Novo prognóstico

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o prognóstico do clima para os meses de março, abril e maio deve ser divulgado ainda nesta semana.

Reservatórios do Estado

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, dos 155 reservatórios monitorados, nenhum está sangrando ou com nível superior a 90%. O Estado tem 64 açudes com volume menor que 30%. São ainda 15 reservatórios em volume morto. Estão secos os açudes Forquilha II, Jatobá, Madeiro, Monsenhor Tabosa, Pirabibu e Salão.

O que você achou desse conteúdo?