As chuvas intensas registradas nos dois últimos dias figuraram entre as maiores precipitações deste ano no Estado. No ranking com os 10 maiores volumes por município, oito deles ocorreram entre 15 e 16 de fevereiro. Os outros dois aconteceram no fim de semana, nos dias 13 e 14. O Município de Crateús lidera a lista após chover 200 milímetros entre 8 horas de segunda e o mesmo horário dessa terça-feira.
Cariús aparece em segundo com os 180 mm do fim de semana. Quiterianópolis (170mm), Jati (167,6mm) e Milagres(160,5mm) completam a metade da tabela com maior volume de chuva de 2021.
Apesar do bom desempenho das cidades do Sertão do Inhamuns e do Cariri cearense, a média histórica de chuva para o mês de fevereiro está muito abaixo do esperado. Na primeira macrorregião, -25,9. Na segunda, -39,4. A pior situação é no Litoral de Fortaleza, onde está 91,4% aquém da normal climatológica.
Para esta última quinzena de fevereiro, a tendência é de chuvas mais concentradas no centro-sul do Estado. A expectativa da Funceme é de maiores acumulados concentrados nas macrorregiões da Ibiapaba, do Litoral Norte e Cariri.
Nesta quarta, a Fundação indica previsão de chuva isolada no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há eventos de precipitações.