Logo O POVO+
Operação Carro-Pipa está totalmente paralisada no Ceará
CIDADES

Operação Carro-Pipa está totalmente paralisada no Ceará

Também não contam mais com a operação 447 municípios de Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
QUIXADÁ é um dos municípios cearenses que ficaram sem abastecimento por meio de carro-pipa
 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil QUIXADÁ é um dos municípios cearenses que ficaram sem abastecimento por meio de carro-pipa

Desde o dia 1º de março não há mais abastecimento de água no Ceará feito pela Operação Carro-Pipa, de acordo com o Ministério da Defesa. Questionada, a pasta respondeu em nota ao O POVO que "as atividades da Operação Carro-Pipa estão paralisadas em Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, em 447 municípios. A Operação continua em execução em 175 municípios nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco".

Em fevereiro, dos 20 municípios cearenses atendidos no mês, 10 já se encontravam com abastecimento temporariamente suspenso, segundo o portal da operação, que é resultado da cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, sendo o Exército Brasileiro encarregado da execução.

Em janeiro, dos 43 municípios assistidos, 12 estavam sem a água de 285 caminhões, desabastecendo 119.016 pessoas.

O programa é executado em toda a região rural do semiárido, abrangendo os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. No ano de 2020, a média mensal de atendimento foi de 2 milhões de pessoas em 600 municípios. Uma média de 4,2 mil carros-pipa foram contratados por mês. No total, foram investidos R$ 603 milhões para o serviço.

Em nota publicada na semana passada, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que não estava sendo possível realizar os repasses integrais e regulares em decorrência do Projeto de Lei Orçamentária Anual ainda não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional.

Nos meses de janeiro e fevereiro, o MDR, por meio da Defesa Civil Nacional, havia conseguido realizar o repasse emergencial de R$ 89,7 milhões.

Em decorrência do atraso no repasse, 260 municípios em todo o Brasil estavam com o serviço suspenso. A partir de 1º de março, a Operação poderia ter as atividades paralisadas completamente - o que de fato aconteceu em todos os municípios do Ceará.

Para Joseph David Barroso Vasconcelos de Deus, professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na ausência de aprovação do orçamento, cabe ao Poder Executivo a prerrogativa de incluir ou não os recursos para manter a operação na cota de gastos discricionárias (não obrigatórios).

"A partir da identificação da demanda como emergencial, as autoridades competentes locais solicitam que o Governo Federal tome providências. Se o Executivo não identificar a fonte de receita pra cobrir esse gasto extra, o Legislativo dá autorização para gastar além do orçamento", explica.

Além da suspensão, Everardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), aponta que os pagamentos de serviços prestados no ano passado ainda não foram feitos. "É uma situação triste não só para os caminhoneiros, mas também para o tanto de gente no Interior que agora tem que comprar água em plena pandemia. E o pior, água cara e sem o controle de qualidade que a Operação Carro-Pipa exige", ressalta.

A quantidade de municípios atendidos é variável a cada mês porque depende da formalização de pedido, de acordo com a dificuldade de abastecimento de água no local. O gestor entra no sistema da operação e solicita a análise da Defesa Civil Estadual. Se for constatado o risco de desabastecimento, é feito um sorteio das rotas dos pipeiros que se cadastraram pelo edital. Eles recebem um contrato de três meses, prorrogáveis por igual período.

 

OPERAÇÃO CARRO-PIPA

MUNICÍPIOS CEARENSES ATENDIDOS EM 2021

Acopiara

Aiuaba

Alto Santo

Aracati

Arneiroz

Barreira

Boa Viagem

Campos Sales

Canindé

Capistrano

Cascavel

Catunda

Caucaia

Choró

Crateús

Crato

Dep. Irapuan Pinheiro

Hidrolândia

Iguatu

Iracema

Itapajé

Itaupina

Itatira

Jaguaretama

Jaguaribara

Jaguaribe

Lavras da Mangabeira

Madalena

Milhâ

Mombaça

Morada Nova

Monsenhor Tabosa

Parambu

Pedra Branca

Pereiro

Piquet Carneiro

Potiretama

Quiterianópolis

Quixadá

Quixeramobim

Salitre

Solonópole

Tabuleiro Do Norte

Tauá

O que você achou desse conteúdo?