Logo O POVO+
Camilo anuncia lockdown em todo o Ceará a partir deste sábado
CIDADES

Camilo anuncia lockdown em todo o Ceará a partir deste sábado

Adotado pela primeira vez em todo o Estado, a medida terá validade até o dia 21 de março e foi decidida em momento crítico no sistema de saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
MOVIMENTAÇÃO de ambulâncias no Hospital Leonardo da Vinci causada por transferência de pacientes (Foto: fotos Fabio Lima)
Foto: fotos Fabio Lima MOVIMENTAÇÃO de ambulâncias no Hospital Leonardo da Vinci causada por transferência de pacientes

Em pronunciamento na noite de ontem, 11, por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) anunciou lockdown em todo o Ceará a partir de deste sábado, 13. A medida, que terá validade até 21 de março, foi adotada em momento crítico para o sistema de saúde devido à lotação das unidades públicas e privadas e à circulação do Sars-Cov-2, o coronavírus que causa a Covid-19.

Com essa determinação, o isolamento rígido em Fortaleza foi ampliado por mais três dias. Iniciado no último dia 5, a previsão de vigência era até dia 18. Nesse período, só poderão funcionar a construção civil, a indústria e as atividades essenciais do comércio.

Leia também: Lockdown: missas e cultos presenciais são proibidos no Ceará todo

Ao defender a necessidade do isolamento rígido, Camilo Santana alertou que, mesmo com a ampliação de leitos, há fila de espera para internação. "Lembrando que, no final de dezembro (de 2020), tínhamos 186 leitos Covid-19 no Ceará. Hoje já são mais de 3.500", afirmou. "Para garantir a vida das pessoas, nesse momento, não tem outra alternativa a não ser frear essa contaminação, e a única forma que temos hoje é através do isolamento social."

Assista vídeo da fala do governador: 

O isolamento social rígido será adotado em todo o Estado pela primeira vez. Em 2020, quando a pandemia teve início em Fortaleza e posteriormente avançou pelo Estado em ritmos diferentes, as restrições foram regionalizadas.

Na noite de ontem, 11, informações do IntegraSus, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), apontavam que praticamente todos os municípios do Estado encontram-se em níveis de alerta 3 e 4, que correspondem a risco alto ou altíssimo. Para essa avaliação, considera-se percentual de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, internações por causas respiratórias, taxa de letalidade por Covid-19 e incidência de casos de Covid-19 por dia/100 mil habitantes. Apenas duas cidades — São João do Jaguaribe e Erere — estão em risco moderado, e nenhuma está em risco baixo.

Leia também: Lockdown no Ceará: veja um panorama da situação da covid-19 no Estado

Ainda de acordo com dados da plataforma, o Ceará contabilizou 459.782 casos confirmados de Covid-19 até ontem. O número, registrado às 16h53min, representa aumento de 5.457 confirmações da doença em todo o Estado, em relação ao registrado às 16h46min do dia anterior, 10.

Quanto aos óbitos, houve aumento de 102 mortes por Covid-19 registradas no mesmo período, e o Estado chegou a 12.116 vítimas da doença. Cinco das mortes registradas ocorreram nas 24 horas anteriores à atualização do sistema.

Leia também: Reitores de universidades públicas cearenses assinam Manifesto pela Vida e pela Ciência

Na live, o governador também destacou o impacto da variante P.1 do Sars-Cov-2, que tem modificado o perfil dos pacientes internados no Estado. De acordo com ele, atualmente, mais de 54% deles tem menos de 60 anos. "No ano passado, as pessoas mais graves eram os idosos, acima de 70 anos, de 80 anos. Agora, essa nova variante está sendo muito agressiva para uma população mais jovem. Isso demanda inclusive mais tempo no leito de UTI, mais tempo no leito de enfermaria, e agrava ainda mais a pressão sobre o sistema de saúde."

Leia também: Entre 27 capitais, 25 estão com ocupação de UTIs para Covid-19 igual ou acima de 80%

Na mesma ocasião, o secretário estadual da saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, destacou três finalidades do distanciamento social: diminuir a circulação viral, evitar as mutações do vírus e não esgotar o sistema de saúde. "Diariamente, abrimos entre 50 e 100 leitos, ultrapassando e muito a capacidade de vários estados brasileiros, mas o número de contaminados ainda é maior", apontou.

 

Municípios que já haviam decretado lockdown

Carnaubal
Croatá
São Benedito
Ipú
Viçosa do Ceará
Guaraciaba do Norte
Ubajara
Ibiapina
Palhano
Croatá
Boa Viagem
Sobral
Varjota
Moraujo
Santana do Acarau
Alcântaras
Chorozinho
Monsenhor Tabosa
Mombaça
Massape
Umirim
Pacatuba
Forquilha
Ibaretama
Mucambo
Mulungu
Uruoca
São Luís do Curu
Fortaleza

Caucaia

O que você achou desse conteúdo?