Logo O POVO+
Primeiro dia de lockdown em todo o Estado tem engarrafamento e descumprimento de medidas de segurança sanitária
CIDADES

Primeiro dia de lockdown em todo o Estado tem engarrafamento e descumprimento de medidas de segurança sanitária

Primeira manhã de isolamento social rígido em todo o Ceará foi marcada por engarrafamento em barreira sanitária na entrada de Eusébio. Em Aquiraz, grupos frequentaram a Prainha, mesmo com barracas de praia fechadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Barreira sanitária entre Fortaleza e Eusébio registrou movimentação intensa
 (Foto: Barbara Moira/O POVO)
Foto: Barbara Moira/O POVO Barreira sanitária entre Fortaleza e Eusébio registrou movimentação intensa

A barreira sanitária instalada entre os municípios de Fortaleza e Eusébio teve movimentação intensa de carros na manhã de ontem, 13, primeiro dia de vigência do isolamento social rígido — o chamado lockdown — em todo o Ceará. Na via com engarrafamentos, pessoas se deslocavam, principalmente, no sentido Fortaleza/Interior. O POVO esteve no local, onde estavam agentes da Guarda Municipal, da Autarquia Municipal de Trânsito e da Vigilância Sanitária do Eusébio.

A barreira se estende até dia 21 de março, data estabelecida pelo atual Decreto (Nº 33.980, de 12 de março de 2021). O agente Wilson Silva, da Guarda Municipal de Eusébio (GME), identifica que a via tem fluxo intenso de trânsito, principalmente por dar acesso às praias do Litoral Leste do Estado. "Estamos cumprindo a determinação do governador, que ampliou o decreto para todos os municípios do Ceará. Até o momento, muitas pessoas já estão conscientes. Alguns, ainda não querem respeitar, mas a gente orienta", comenta.

W. Silva, agente da Autarquia Municipal de Trânsito do município, explica que quem passar pela barreira deve mostrar comprovante de residência. Caso o transeunte esteja se deslocando para uma consulta, por exemplo, também deve apresentar comprovante. "Se não se identificar, não comprovar ou não tiver documento que comprove que vá pra cidade que mora ou está se deslocando, nós indicamos o retorno", explica. Segundo ele, a população tem sido compreensiva após as orientações.

Segundo Adriana Bezerra, coordenadora da Vigilância Sanitária de Eusébio, o município passa por aumento no número de casos da Covid-19 desde o final de janeiro deste ano. "Com o Carnaval, em fevereiro, vimos os índices aumentarem. Agora em março está tendo picos grandes. Estamos tentando controlar esse fluxo de pessoas no município", afirma a coordenadora.

No Integra SUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Eusébio está classificado com o nível de alerta 4, que determina "risco altíssimo" referente à incidência de casos da doença por dia. Dados atualizados às 16h59min de ontem apontam que a cidade tem 4.694 casos e 82 óbitos por Covid-19 acumulados desde o início da pandemia.

Ainda de acordo com Adriana, as abordagens são realizadas "de forma orientativa". Ela percebe que muitos transeuntes estão realizando viagens sem motivo aparente: "Questões de passeio, sem ter uma razão explícita para estar na via. Não sabem indicar para onde vão... (Para) essas pessoas que não têm como comprovar, indicamos o retorno. Normalmente, não aceitam bem, mas orientamos a entrega do comprovante", assegura. Sobre a realização de festas clandestinas na cidade, a coordenadora diz que a vigilância tem monitorado redes sociais para identificar eventos antes que eles sejam realizados.

Já no centro comercial do Eusébio, o movimento era tranquilo, mas com algumas pessoas sem cumprirem as medidas sanitárias indicadas para conter a propagação do coronavírus causador da Covid-19. O POVO observou dois grupos reunidos, com pessoas sem máscara. Outro grupo andava de bicicleta, também sem o equipamento de proteção, e duas famílias estavam em uma praça.

Lojas de produtos de limpeza e de assistência técnica de televisores, microondas e refrigeração, além de artigos eletrônicos, estavam abertas, algumas com as chamadas "meia porta" e entreabertas. Segundo informações da assessoria de comunicação do município, inicialmente nos primeiros contatos com os comerciantes está havendo orientação. A partir de amanhã, 15, terá início uma fiscalização "mais forte".

A reportagem também esteve presente, na manhã de ontem, em Aquiraz. No centro comercial, apesar de lojas estarem fechadas, diversos carros estavam estacionados. Algumas pessoas, com máscaras, transitavam pelas ruas da região. Funcionavam estabelecimentos permitidos pelo atual decreto, como mercadinhos, supermercado, serviço odontológico e padaria. O Mercado Central de Aquiraz estava fechado.

Já na rodoviária, O POVO observou pessoas esperando a condução. Algumas delas utilizavam a máscara no queixo. Assim como no caso de Eusébio, Aquiraz está classificado, no IntegraSus, com o nível de alerta 4. Segundo a atualização das 16h59min de ontem, o município contabiliza 2.957 casos e 51 óbitos confirmados por Covid-19.

De acordo com o agente Eldson, da Guarda Civil Municipal de Aquiraz, o 1º dia de lockdown se destaca pela “movimentação contrária” dos comerciantes referente ao confinamento total. Segundo ele, muitos não estão sabendo do decreto, e vários dos que sabem o estão descumprindo. Segundo o agente, os comerciantes estão apreensivos devido à questão econômica, mas a Guarda orienta o trabalho por outros meios, como drive-thru e serviços de entrega.

"Nesse primeiro momento, estamos fazendo um trabalho informativo, sem notificação ou multa. Contudo, no decorrer dos dias, será feito esse trabalho junto à fiscalização do meio ambiente municipal e estadual, caso seja decorrido de forma recorrente", diz.

Na Prainha, em Aquiraz, pessoas transitavam na areia mesmo com  barracas de praia fechadas
Na Prainha, em Aquiraz, pessoas transitavam na areia mesmo com barracas de praia fechadas (Foto: Barbara Moira)

Na Prainha, em Aquiraz, grupos de pessoas reuniram-se, mesmo com barracas de praia fechadas, por determinação do Decreto Estadual. No local, pessoas jogavam futebol, praticavam kitesurf, tomavam sol e banho de mar e passeavam com a família. (Colaborou Gabriela Custódio)

O que você achou desse conteúdo?