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Impacto de escolas fechadas deve chegar ao final de 2022
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Impacto de escolas fechadas deve chegar ao final de 2022

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Escola e registro civil garantidos (Foto: Bárbara Moira)
Foto: Bárbara Moira Escola e registro civil garantidos

Na última semana, a Secretaria de Política Econômica (SPE), vinculada ao Ministério da Economia, afirmou que o fechamento das escolas terá impacto profundo e de longa duração sobre a economia brasileira. A projeção é de que as consequências socioeconômicas da medida durem até 15 anos, impactando diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro- que soma todos os bens e riquezas produzidos no País.

O Boletim MacroFiscal calcula ainda que a crise pode se estender até o fim de 2022, provocando um hiato educacional de três anos na população com idade escolar, de 5 a 20 anos. "Escolas fechadas hoje causam um país mais pobre amanhã. E esse amanhã deve perdurar por quase duas décadas", afirma o relatório. Porém, o impacto negativo deste período será maior e mais grave às populações vulneráveis, sem acesso às tecnologias e residentes de ambiente inadequado aos estudos.

Na última terça-feira, 16, entidades representativas dos Tribunais de Contas brasileiros emitiram nota recomendatória aos órgãos de controle com orientações para acompanhamento e fiscalização das ações adotadas por gestores públicos para garantir de forma plena o direito à educação, inclusive durante o período de pandemia. Entre os signatários estão: Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Entre as ações que constam na nota, está o acompanhamento das práticas adotadas pelos gestores para enfrentar a evasão e o abandono escolar. É preciso "envidar esforços, em cada unidade da federação, visando a reverter os efeitos deletérios que o fechamento das escolas causou no vínculo escolar e no aprendizado das crianças e dos jovens nesse período, a fim de que todos sejam acolhidos, atendidos e mantidos no ambiente escolar. Nesse tema, reforça-se o significado de todas as iniciativas com tal objetivo, ressaltando-se a readesão à plataforma da Busca Ativa Escolar do UNICEF pelos Municípios que a utilizam como mecanismo para o enfrentamento da exclusão escolar, em razão de 2021 ser o primeiro ano das novas administrações locais", frisa o documento.

 

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