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Internet e infraestrutura escolar são as maiores dificuldades
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Internet e infraestrutura escolar são as maiores dificuldades

Pesquisa
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Tipo Notícia

A pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Itaú Social e Unicef, com 3.672 municípios brasileiros, cerca de 66,9%, mostra que as maiores dificuldades no ensino durante a pandemia da Covid-19 é o acesso dos estudos à internet. Numa escala de 1 a 5, onde quanto maior o número maior a dificuldade, 48,7% das redes sinalizaram os dígitos 4 e 5. Enquanto 29,9% marcaram o três nesse quesito. Como desafio, a infraestrutura escolar reuniu 69,2% nesses três dígitos.

Ao passo em que as dificuldades com acesso à internet dos estudantes parece maior nos municípios com maior população (53,3%), é também nesses locais em que se investe mais em aplicativos e plataformas especializadas. Por outro lado, as redes municipais de portes diferentes parecem sofrer de forma similar quanto à adequação da infraestrutura escolar.

Ano passado, assim como no Ceará, quase todas as redes municipais de ensino enviaram material impresso com orientações por WhatsApp. A participação dos estudantes foi acima de 75% na maioria delas.

Para este ano, 70,4% das cidades discutem os protocolos pedagógicos para retorno às aulas presenciais, e em 22,7% já foi finalizado. Nas cidades onde a população é maior que 100 mil habitantes, 45,7% das redes já concluíram o documento orientador.

Quanto ao protocolo de segurança sanitária contra Covid-19, 33,9% já concluíram enquanto 59,6% ainda discutem os termos. Enquanto nas cidades com mais de 100 mil habitantes seis a cada dez redes já finalizaram as orientações, nos municípios menores 3 a cada 10 já possuem as orientações.

 

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