Logo O POVO+
Catedral faz celebração ao vivo para fiéis católicos na Sexta-feira Santa
CIDADES

Catedral faz celebração ao vivo para fiéis católicos na Sexta-feira Santa

| RELIGIÃO | Catedral de Fortaleza realizou pequena celebração evidenciando a esperança para enfrentar o período pandêmico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Catedral de Fortaleza transmitiu ao celebração nesta sexta-feira santa sem a participação dos fiéis (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Catedral de Fortaleza transmitiu ao celebração nesta sexta-feira santa sem a participação dos fiéis

Único dia do ano em que não há missa, esta Sexta-feira Santa, em 2 de abril, foi marcada por uma pequena celebração na Catedral de Fortaleza. Relembrando o amor pregado por Jesus Cristo, representantes da Igreja Católica evidenciaram a esperança para atravessar o período de pandemia da Covid-19.

Para uma Igreja praticamente vazia, foi realizada a Celebração da Palavra de maneira online, que chegou aos fiéis pelas redes sociais. Do lado de fora não havia ninguém. No templo: poucos integrantes da equipe de transmissão da igreja, um repórter e um fotojornalista do O POVO.

Após o ato litúrgico que durou uma hora e 30 minutos, padre Watson Holanda Façanha contou que neste momento de medo e insegurança, é necessário agarrar-se à palavra deixada pelo líder máximo da Igreja, Jesus Cristo. "É importante unir toda essa apreensão. O nosso Senhor se doou completamente e nos ensinou a não ter medo da morte", exemplificou.

"Para todos aqueles que estejam entristecidos neste tempo de pandemia, a palavra da Igreja é confiança e esperança. Cristo venceu, Cristo amou. E pelo amor nós também venceremos", continuou ele, que é coordenador Arquidiocesano da Pastoral de Fortaleza.

Na tradição católica, a sexta-feira que antecede a Páscoa é marcada pela lembrança da crucificação e morte de Jesus Cristo no calvário. Chamado de "Santo", "da Paixão" ou "Maior", este é o dia em que nenhuma missa é rezada, uma vez que a igreja está "enlutada".

Devido ao decreto estadual de isolamento social mais rígido em que estão proibidas celebrações religiosas presenciais, os espaços físicos da Catedral estavam vazios. Mas isso não significa o afastamento das pessoas com a fé, considerou o bispo da Capital, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

"Deus permitiu tudo isso. E se Ele permitiu, é porque não é para o nosso mal. A gente tem de perceber qual é o bem que pode existir em uma situação como essa. (Enfrentar a pandemia) É um grande desafio social em que precisamos nos preservar para preservar os outros", afirmou ele, apontando que parte do medo sentido hoje não é somente o de se contaminar com o vírus, mas também de não ser um ponto de contágio.

Sobre o fato de os fiéis não estarem presentes dentro do templo, Dom José Antonio disse que isso não significa que eles estejam fora da igreja. "Os fiéis são a igreja, o povo é a igreja. E a igreja continua unida", confirmou.

O líder religioso ainda completou: "Apesar de não podermos estar fisicamente juntos, podemos acompanhar através de outras formas. O que não substitui a presença física, mas nos dá pelo menos um meio de podermos nos reunir e nos renovar."

Somente no YouTube, a transmissão realizada no canal da Arquidiocese de Fortaleza alcançou cerca de 1,4 mil visualizações até a noite de ontem.

No fim da tarde de ontem, 2, um grupo de fiéis chegou a manifestar sua fé em frente à Igreja de Fátima, na avenida 13 de maio. Entre às 17h30 e 18 horas, cinco carros estacionaram no local.

Enquanto algumas pessoas não se arriscaram a sair do veículo, outras poucas deixaram seus automóveis. Mesmo com a igreja fechada, das escadas da entrada essas pessoas rezavam...

 

O que você achou desse conteúdo?