Logo O POVO+
Ceará aplicou quase todo estoque da primeira dose
CIDADES

Ceará aplicou quase todo estoque da primeira dose

| IMUNIZAÇÃO | Secretaria afirma que Ministério da Saúde enviou quantidade menor do que o ideal, na semana passada, e o Estado usou a reserva técnica
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PROFISSIONAIS de Saúde continuaram a ser vacinados ontem (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA PROFISSIONAIS de Saúde continuaram a ser vacinados ontem

O Ceará já aplicou 97% das primeiras doses (D1) e 37% das segundas doses (D2) de vacina contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde (MS). Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 77 municípios já superaram mais de 100% da meta populacional estipulada pelo órgão federal para vacinação contra a Covid-19. Nova remessa deve chegar ainda hoje, 8, de acordo com o governador Camilo Santana (PT).

O gestor afirmou, por meio de publicação nas redes sociais, que 170,4 mil doses chegam ao Ceará nesta quinta-feira. Serão sendo 91.250 doses da AstraZeneca e outras 79.200 mil da CoronaVac, segundo documento enviado pelo MS. "Como temos feito sempre que os lotes chegam ao Ceará, distribuiremos imediatamente as vacinas à Capital e ao Interior para darmos continuidade à imunização dos cearenses."

A Sesa informa que o secretário Carlos Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, oficializou ao Plano Nacional de Imunização (PNI), em ofício datado do dia 24 de março, a necessidade de reajuste de meta populacional para grupos prioritários com acréscimo de 1.289.000 doses para o Ceará. Isso porque o número de pessoas contabilizadas pelo Ministério estaria em descompasso com a quantidade de cearenses do grupo prioritário levantados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

No lote da semana passada, o MS enviou apenas 5.115 doses para primeira dose, o que levou a Secretaria a utilizar a reserva técnica do Estado para enviar unidades da D1 aos municípios e não interromper a vacinação na semana anterior.

Entre os municípios que encerraram o estoque, está a Capital. Fortaleza encerrou na segunda-feira, 7, o estoque de vacinas disponíveis, imunizando 344.111 mil pessoas. Com o fim das vacinas disponíveis para primeira dose, o município irá prosseguir apenas com a aplicação da D2.

Na Região Metropolitana (RMF), Caucaia também zerou o estoque da D1. Foram 34.513 mil pessoas vacinadas, entre profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos, que receberam a primeira dose do imunizante. Para continuar a campanha de vacinação, especificamente na aplicação da D1, o município espera a chegada de um novo lote de vacina, que deve chegar ao Ceará nos próximos dias, segundo Governo do Ceará. Com estoque zerado, a cidade tem doses restantes apenas para o grupo de quilombolas e profissionais da saúde.

Nesta quarta-feira, 7, o Ceará atingiu o total de 1.260.979 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. Delas, 1.012.097 vacinas (80,2%) correspondem à primeira dose, enquanto 248.882 (19,7%) são referentes à segunda dose. Até ontem, o Estado tinha recebido o total de 1.705.100 doses. (Colaborou Gabriela Custódio)

 

CoronaVac é efetiva contra variante P1, aponta estudo

Um estudo feito com mais de 67 mil profissionais de saúde de Manaus aponta que a vacina CoronaVac tem 50% de efetividade contra a variante P.1, variante brasileira do coronavírus identificada pela primeira vez na capital manauara. De acordo com os dados preliminares, a efetividade (ou seja, o impacto real na redução da doença ou da sua gravidade) foi confirmada 14 dias após a primeira dose.

O estudo é o primeiro a avaliar a efetividade do imunizante em um local onde a variante P.1 é predominante. A análise é provisória. Um artigo científico com os resultados deve ser publicado até o próximo sábado.

Segundo o infectologista Julio Croda, responsável pelos trabalhos, foi constatado que a vacina mantém contra a P.1 o mesmo nível de eficácia apontado nos ensaios clínicos. "É uma tranquilidade. Enquanto a gente tiver a P.1 como variante predominante, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais podem continuar administrando a vacina porque ela vai trazer algum impacto do ponto de vista do controle da doença", defendeu para o G1 São Paulo.

Ainda não há informações sobre a efetividade da vacina após 14 dias da segunda dose. Os pesquisadores vão coletar esses dados durante as próximas semanas para fazer a análise final.

Segundo Croda, foi analisado o impacto do imunizante nos profissionais que tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19, com base nos dados da Secretaria Municipal da Saúde de Manaus. "A gente verificou quem desses [profissionais] tinha tido a doença e foi checar se ele tomou a vacina. E a partir desses dados a gente conseguiu calcular a efetividade da vacina, que é a eficácia na vida real, no mundo real", explica.(Marcela Tosi)

 

O que você achou desse conteúdo?