Logo O POVO+
Vítimas de chacina em Caucaia foram mortas aleatoriamente, apura Polícia
CIDADES

Vítimas de chacina em Caucaia foram mortas aleatoriamente, apura Polícia

|VIOLÊNCIA| Caso estaria ligado ao conflito entre facções. Um dos suspeitos morreu em confronto com policiais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CHACINA interrompe queda no número de assassinatos em Caucaia
 (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE CHACINA interrompe queda no número de assassinatos em Caucaia

As quatro pessoas mortas na noite desse domingo, 11, no bairro Parque São Gerardo, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), foram mortas de maneira aleatória. Nenhuma delas tinha envolvimento com crimes e sequer tinham antecedentes criminais, apurou a Polícia Militar. Foram mortos na ação: os pedreiros José Ednaldo Rodrigues da Silva, 29; e Francineudo de Sousa Teixeira, 22; a comerciante Maria Milena Soares de Sousa, 21; e o estudante Pedro Henrique de Sousa das Flores, 15.

Conforme o tenente-coronel Hideraldo Bellini, comandante do 12º Batalhão da PM, quatro pessoas executaram o crime. Após a matança, os homens fugiram por um matagal, que recebeu uma operação montada pelas forças de segurança. Um dos suspeitos foi encontrado e morto em confronto com a Polícia. Trata-se de Robson Ferreira dos Santos, 21. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os policiais se depararam com dois homens armados, o que deu início a um tiroteio, que vitimou o suspeito. Com Robson, foi encontrado um revólver calibre 38 com cinco munições, duas picotadas e uma deflagrada. O outro suspeito teria sido baleado. Ele estava sendo procurado pela Polícia até o fechamento desta matéria. Os demais suspeitos também não haviam sido localizados. Nas diligências, os policiais ainda localizaram um imóvel abandonado, onde foi apreendida uma prensa comumente utilizada para preparar entorpecentes. Já no bairro Açude, os policiais encontraram, na residência que seria de um suspeito do crime, outro revólver calibre 38 municiado, 40 papelotes de cocaína e duas trouxinhas de maconha.

Conforme o coronel Bellini, o crime estaria ligado à disputa entre facções. Os assassinos fariam da parte da Guardiões do Estado (GDE), enquanto o local tem atuação de criminosos do Comando Vermelho (CV). "O pessoal da GDE, para demonstrar força, querer ganhar terreno, eles provocaram a chacina. De forma aleatória, sem selecionar as vítimas. Quem eles encontraram quando saíram do mangue naquela mercearia, eles executaram", afirmou. Nas redes sociais, vídeos mostraram o pânico dos moradores do bairro no momento do crime. Nas gravações, é possível ouvir o barulho de dezenas de tiros, que incluem até mesmo rajadas. Existe a suspeita que uma metralhadora artesanal foi usada na chacina.

A chacina interrompe uma queda no número de assassinatos em Caucaia. No primeiro trimestre deste ano, 67 assassinatos foram registrados no Município, conforme a SSPDS, uma queda de 45,9% no número de ocorrências. Os números, porém, seguem abaixo do registrado em 2019, quando 44 pessoas foram mortas nos três primeiros meses do ano. (Com informações de Angélica Feitosa).

 

O que você achou desse conteúdo?