Logo O POVO+
Trecho do São Francisco terá bombeamento suspenso
CIDADES

Trecho do São Francisco terá bombeamento suspenso

Barragem de Jati. 10 de maio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comporta do reservatório Jati, no Ceará (Foto: Francelio Cardoso / Especial para O Povo)
Foto: Francelio Cardoso / Especial para O Povo Comporta do reservatório Jati, no Ceará

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco terá bombeamento suspenso por cerca de 45 dias, a partir de 10 de maio. O objetivo é a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, entre a captação e a Barragem Jati, na Região do Cariri. A interrupção é programada e já estava prevista.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), n segunda-feira passada, 19, serão realizadas manutenção na Estação de Bombeamento 1 e a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3, responsáveis por levar a água do Velho Chico para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A suspensão do bombeamento também será aproveitada para realizar a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do Projeto. A execução dos serviços foi discutida entre o MDR e os estados beneficiados.

Inicialmente, a previsão para realizar os serviços era 15 de março. No entanto, objetivando aproveitar melhor a quadra chuvosa (fevereiro a maio), aumentando a eficiência da chegada das águas ao Ceará, foi realizada a mudança para 10 de maio.

As águas da transposição chegaram ao açude Castanhão no último dia 10 de março. Do Castanhão, a água do São Francisco percorre o Eixão das Águas até a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde abastece a Capital e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.

São aproximadamente 350 quilômetros (km) entre o reservatório Jati e o açude Castanhão. Antes de chegar ao maior reservatório do Estado, saindo de Jati, a água corre por 53 km no Eixo Emergencial do Cinturão das Águas (CAC). Na sequência, segue até Missão Velha, onde desemboca no Riacho Seco e, por gravidade, segue até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe até chegar ao Castanhão. 

Em 21 de agosto de 2020, um dia após a comporta do Eixo Norte ser acionada em Jati, uma tubulação de barragem que recebe água da transposição se rompeu. Pelo menos 2 mil pessoas de suas casas em um raio de dois quilômetros ao redor do reservatório foram evacuados. 

Sobre o projeto

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, faltando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Avidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 97,84%, conforme o MDR.

Após a conclusão total das obras, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades paraibanas, pernambucanas, cearenses e potiguares.

O que você achou desse conteúdo?