Logo O POVO+
Vacinação de pessoas com comorbidades deve começar em maio
CIDADES

Vacinação de pessoas com comorbidades deve começar em maio

Previsão. Ministério da Saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FILE PHOTO: A worker performs a quality check in the packaging facility of Chinese vaccine maker Sinovac Biotech, developing an experimental coronavirus disease (COVID-19) vaccine, during a government-organized media tour in Beijing, China, September 24, 2020. REUTERS/Thomas Peter/File Photo (Foto: REUTERS/Thomas Peter/File Photo)
Foto: REUTERS/Thomas Peter/File Photo FILE PHOTO: A worker performs a quality check in the packaging facility of Chinese vaccine maker Sinovac Biotech, developing an experimental coronavirus disease (COVID-19) vaccine, during a government-organized media tour in Beijing, China, September 24, 2020. REUTERS/Thomas Peter/File Photo

A vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19 deve começar em maio, segundo previsão do Ministério da Saúde. O termo é empregado para designar pessoas com condições de saúde, como doenças graves, que as deixam com mais risco de uma eventual infecção pelo novo coronavírus evoluir para um quadro grave.

O ministério calcula que este grupo abarque 17,7 milhões de pessoas. Este é o segmento prioritário logo após idosos em instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde, povos indígenas e idosos. Parte dos profissionais de forças de segurança foi incluída antes do grupo com comorbidades.

O Ministério da Saúde orienta as autoridades locais de saúde que dentro do universo das pessoas acometidas com comorbidades seja empregado o critério de idade em grupos de intervalos de cinco anos.

Assim, seriam imunizados primeiro as pessoas com 55 a 59 anos. Em seguida, aquelas com 50 a 54 anos. E assim por diante até a idade mínima dos grupos prioritários, de 18 anos.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, estão listadas as seguintes condições dentro do segmento de pessoas com comorbidades: qualquer tipo de diabetes, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertesão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar,  cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas,  valvopatias,  miocardiopatias e pericardiopatias,  doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, dispositivos cardíacos implantados,  Doença cerebrovascular, Doença renal crônica,  Imunossuprimidos, anemia falciforme,  obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática. (Agência Brasil)

O que você achou desse conteúdo?