CIDADES

População desrespeita lockdown ainda vigente nos finais de semana

| PANDEMIA |Estado permanece com toque de recolher de segunda a sexta, o uso de máscara ainda é obrigatório no Estado e é necessário manter distanciamento e higienização das mãos
Edição Impressa
Tipo Notícia

Apesar de algumas atividades já terem autorização para funcionar ainda com limitações durante a semana, aos sábados e domingos o Ceará continua em isolamento social rígido. Isso significa que nesses dois dias há restrição de atividades econômicas e comportamentais e que os cidadão devem permanecer em confinamento. Mas não é o que vem ocorrendo. O POVO observou, neste final de semana, pessoas praticando atividade ao ar livre, grupos reunidos — muitos sem máscara — e famílias aproveitando a Praia de Iracema e a Beira Mar.

Nas proximidades do Mercado dos Peixes, mesas e cadeiras estavam dispostas na faixa de areia, e pessoas comiam e bebiam no local. Ali perto, crianças brincavam e jovens jogavam futebol. No período em que a reportagem esteve presente no local, por volta das 13 horas, mais pessoas chegavam em grupos — e muitas estavam sem máscara, apesar de o uso do equipamento de proteção individual (EPI) ser obrigatório ao sair de casa.

Mais adiante, no entorno do Jardim Japonês, havia reunião de pessoas com música. Em área próxima ao Náutico, banhistas ocupavam a faixa de areia e aproveitam a infraestrutura de guarda-sóis de barracas, que estavam fechadas. No novo decreto estadual nº 34.043, que foi anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) no sábado e passa a valer a partir de hoje, esse tipo de estabelecimento poderá voltar a funcionar, exclusivamente como restaurante.

O horário de funcionamento delas está restrito ao período das 10h às 16 horas, de segunda a sexta-feira. À reportagem, comerciante da Beira Mar afirmou estar esperando ansiosamente pela volta das atividades nesta semana. O toque de recolher também continua no Estado, das 20h às 5 horas do dia seguinte, de segunda a sexta.

Além de grupos de banhistas também estarem presentes na área do aterrinho da Praia de Iracema, havia quem estivesse andando de bicicleta, no começo da tarde de ontem. O POVO também observou pessoas passeando pelo calçadão da avenida com bicicletas ou patins no último sábado, 24. 

A prática esportiva individual ao ar livre está permitida durante os dias úteis, desde a última segunda-feira, 19, com o decreto nº 34.037, publicado no dia 17 de abril. Porém, o art. 5º mesmo documento destaca que o Estado retoma o isolamento social rígido das 20h da sexta-feira às 5h da segunda-feira posterior. Ou seja, esse tipo de atividade também não deve ser praticado aos sábados e domingos.

Segundo dois vendedores ambulantes relataram ao O POVO no sábado, 5, a movimentação naquele dia só foi mais fraca por conta da chuva e do tempo nublado em Fortaleza. Normalmente, de acordo com eles, os finais de semana são agitados e lotados de pessoas nas praias; bem mais que durante a semana, quando ocorre a reabertura do comércio.

Apesar dos avanços na retomada das atividades, o cenário ainda é de alerta no Ceará. Estatísticas divulgadas pelo governo do Estado apontam tendência de queda nos casos da doença, com repercussão nos números de atendimento, mas ainda é necessário manter medidas de distanciamento social. "Os resultados estão mostrando que essas medidas têm sido importantes para diminuirmos os casos e consequentemente as mortes aqui no Estado", afirmou Camilo Santana, por meio das redes sociais, na noite do último sábado.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais