Logo O POVO+
Mutirão: mais de 31,6 mil pessoas foram vacinadas ontem, 16, em Fortaleza
CIDADES

Mutirão: mais de 31,6 mil pessoas foram vacinadas ontem, 16, em Fortaleza

| FORTALEZA | Idosos e profissionais de saúde com segunda dose do imunizante atrasada foram vacinados com a CoronaVac
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Silvana Cavalcante e Antônio Martins aguardaram 30 minutos na fila   (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Silvana Cavalcante e Antônio Martins aguardaram 30 minutos na fila

Ao todo, 31.693 pessoas que estavam com a segunda dose da CoronaVac atrasada completaram o esquema vacinal ontem, 16, na Capital. Depois de Fortaleza receber mais de 42 mil doses da vacina no sábado, 15, o domingo foi dia de mais um mutirão para idosos e profissionais da saúde agendados serem vacinados. Foram disponibilizados 67 locais para receber esse público.

O número de doses aplicadas, novo recorde atingido na campanha de vacinação da Prefeitura de Fortaleza, foi informado pelo prefeito José Sarto (PDT) em publicação nas redes sociais. "Um número que nos enche de orgulho, pois expressa a dedicação de nossas equipes de saúde. Seguiremos firmes, até que a vacina chegue a todos os fortalezenses", afirmou o gestor. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) era vacinar mais de 39 mil pessoas.

Apesar das longas filas para entrar no Centro de Eventos, do lado de fora do Portão B, a movimentação no local era fluida. O fluxo de entrada era rápido e constante. Ao entrar no ambiente fechado, os acompanhantes deviam esperar do lado de fora, enquanto os idosos a serem vacinados aguardavam sua vez no local com ar condicionado. Teve até quem levasse banquinhos e cadeiras de praia dobráveis, precavidos com uma possível demora na fila.

No local, os aposentados Antônio Martins, de 64 anos, e Silvana Cavalcante, 65, relatam ter esperado apenas 30 minutos para receber as doses que deveriam ter sido tomadas há 15 dias. "Foi tranquilo, organizado, rápido. Chegamos às 8h30min, e estava marcado para 9h", contam. "É um alívio receber, agora teremos mais tranquilidade."

O ex-governador Ciro Gomes (PDT), 63, e o prefeito José Sarto também tomaram a segunda dose da CoronaVac no Centro de Eventos durante o mutirão. Ambos registraram o momento da própria vacinação nas redes sociais. Ciro, que tinha tomado a primeira dose no dia 3 de abril, agradeceu aos profissionais de saúde. Sarto, por sua vez, foi vacinado pela secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, e pediu para que a população cumprisse o horário de agendamento.

Por volta das 9 horas, o trânsito perto do Centro de Eventos ainda estava mais movimentado. Entre 9h30min e 10 horas, no entanto, o engarrafamento em frente ao local de vacinação dissipou - principalmente pela abertura da vacinação pelo drive-thru. O agendamento para tomar a segunda dose levou em consideração o maior intervalo de tempo da primeira dose, e a maior idade é critério de desempate, segundo a SMS.

O aposentado Pedro Gomes Pinto, de 62 anos, porém, fez uma reclamação. Morador dos arredores do Centro de Eventos, ele tomou a primeira dose da CoronaVac no espaço cultural. No entanto, a segunda dose - já atrasada em 15 dias pela falta de vacinas - foi marcada em um posto de saúde no Mondubim. Para ele, o planejamento da vacinação peca ao enviar os moradores para locais muito distantes de seus endereços.

Em todo o País, cidades e Estados enfrentam desabastecimento de CoronaVac diante da falta de insumos para que Instituto Butantan produza novas doses do imunizante. O número de pessoas com D2 atrasada em Fortaleza, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, totalizava 38.872. Desde então, novas doses chegaram, e o Município realizou outro mutirão na quinta-feira, 13. Entretanto, a SMS não divulgou dados atualizados de quantos fortalezenses seguem esperando pela segunda dose do imunizante.

 

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Nesta segunda, 17, quem faz parte da terceira fase da campanha de imunização contra a Covid-19 e já teve o nome chamado para receber o imunizante, mas perdeu o agendamento, poderá ser vacinado. O atendimento a esse público será no salão Taíba do Centro de Eventos. Hoje também haverá vacinação de pessoas agendadas e de 26 atletas que vão representar o Brasil nos jogos Olímpicos de Tóquio de 2021.

O Ceará tem, atualmente, mais de 744,2 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia e mais de 19,1 mil óbitos acumulados. Os dados foram atualizados no IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), às 22h08min de domingo, 16. Foram 2.826 novos casos e 31 novas mortes inseridos no sistema desdeas 16h58min da véspera, 15. Ao todo, 94.900 casos ainda seguem em investigação no Estado. Na Capital, são 222.018 casos de Covid-19 e 8.058 óbitos. (Colaboraram Catalina Leite, Filipe Pereira e Gabriela Custódio)

Baixa testagem impede a identificação de transmissões

Desde março de 2021, os bairros da Regional VI têm aparecido nos boletins epidemiológicos de Covid-19 em Fortaleza como sem alta concentração de óbitos e transmissão comunitária. Apesar de alguns bairros da regional figurarem entre os com mais casos confirmados e mortes - como a Messejana -, a Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS) descreve, no boletim, que a transmissão comunitária na região não está "identificada inteiramente pela limitação de testagem dos casos leves".

Qualquer sintoma como febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato pode indicar uma infecção pelo Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Nesses casos, a recomendação da SMS é marcar uma consulta em qualquer posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital. A partir da indicação médica, a prefeitura oferta o teste gratuito para os sintomáticos, realizado na própria unidade.

Além disso, é possível realizar um teste por meio de agendamento no sistema drive-thru da Sesa, no Hospital Geral de Fortaleza e no Shopping Riomar Kennedy. Para isso, é necessário realizar um cadastro no site digital.saude.ce.gov.br/drivethru. Mesmo sem as testagens, a qualquer sintoma de Covid-19, a recomendação é praticar o isolamento social de 14 dias e utilizar máscara de proteção ao interagir com qualquer outra pessoa.

Em Fortaleza, foram realizados 712.189 exames para Covid-19. Entre eles, 556.031 foram RT-PCR, cuja amostra deve ser coletada entre três e sete dias após o aparecimento dos sintomas. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizados às 22h08min do domingo, 16. (Catalina Leite)

 

LISTA DE HOJE

Para conferir os agendados para serem vacinados hoje, 17, em Fortaleza, acesse bit.ly/listavacina 17maio

O que você achou desse conteúdo?