Logo O POVO+
Avenida Imperador ganha faixa exclusiva e passa ter limite de 50km/h
CIDADES

Avenida Imperador ganha faixa exclusiva e passa ter limite de 50km/h

A nova faixa tem cerca de 1,7 km de extensão e ligará Av. Castro e Silva à rua Instituto do Ceará. A instalação para ônibus beneficiará o tráfego de 51 linhas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FAIXA exclusiva de ônibus beneficiará passageiros de 51 linhas (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA FAIXA exclusiva de ônibus beneficiará passageiros de 51 linhas

Uma nova faixa exclusiva para ônibus e uma ciclofaixa foram concluídas nesta terça-feira, 8, na avenida Imperador, no Centro da Cidade. A instalação feita pela a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também contou com os serviços de recapeamento, além de ter toda a sua sinalização revitalizada. A faixa tem um total de 1,7 km de extensão.

A medida vai beneficiar passageiros de ônibus que trafegam em 51 linhas ao longo da avenida. A faixa está localizada no lado direito da via e liga a avenida Castro e Silva à rua Instituto do Ceará. Ciclistas também terão garantido um espaço de circulação para realizarem seus deslocamentos. A ciclofaixa, que também interliga a Castro e Silva à rua Instituto do Ceará, fica no lado esquerdo da avenida Imperador e posteriormente se conectará à ciclovia da avenida José Bastos.

A sinalização horizontal implantada também indica um novo limite de velocidade na avenida, que passa a ser de 50 km/h. As placas que indicam a nova velocidade devem ser instaladas ao longo deste mês. Será dado um período educativo de seis meses para que os motoristas se adaptem à alteração.

Em Fortaleza, excesso de velocidade é o principal comportamento de risco cometido. Conforme pesquisa realizada pelo órgão de trânsito, disponibilizada no Relatório Anual de Segurança Viária, 13% dos veículos excederam a velocidade no ano passado. Por sua vez, em um balanço geral, realizado entre 2016 e 2020, a AMC apontou que houve uma redução de 67% no número de acidentes fatais, além de uma queda de 20,9% de casos com vítimas lesionadas, nas vias que tiveram o limite readequado.

O que você achou desse conteúdo?