Logo O POVO+
Covid-19 no Ceará: taxa de letalidade diminui em população mais velha
CIDADES

Covid-19 no Ceará: taxa de letalidade diminui em população mais velha

Redução está relacionada à vacinação dessas pessoas contra a doença, afirma o secretário da Saúde, Cabeto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Prefeitura reforça que idosos precisam estar cadastrados no Saúde Digital antes de comparecer aos pontos de vacinação (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Prefeitura reforça que idosos precisam estar cadastrados no Saúde Digital antes de comparecer aos pontos de vacinação

A taxa de letalidade por Covid-19 na população mais velha no Ceará tem mostrado redução nos últimos meses. Esse foi um dos pontos destacados no início da tarde desta sexta-feira, 11, pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, em transmissão ao vivo ao lado do governador Camilo Santana (PT). Na live, os gestores apresentaram os atuais indicadores da pandemia e as novas medidas de flexibilização das atividades econômicas e comportamentais no Ceará.

A taxa de letalidade está relacionada à proporção de mortes em relação ao total de pessoas infectadas pela doença. Nesse caso, referindo-se à cada faixa etária. Na apresentação, Cabeto apontou a contínua queda da taxa de letalidade entre os pacientes acima de 80 anos e uma queda sistemática entre a população de 70 a 79 anos. O secretário também apontou que já houve redução da letalidade entre pacientes acima de 65 anos.

A queda, de acordo com os gestores, deve-se à vacina dessa população. "Ninguém mais tem dúvida [de que essa queda se deve à vacina]. Ela não só diminui o número de casos como diminui a gravidade da doença. Isso é muito importante", afirma o titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

A imunização contra a Covid-19 no Estado teve início em janeiro, logo após a aprovação do uso emergencial dos imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à chegada das doses ao Ceará. Inicialmente, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos institucionalizados, idosos de 75 anos de idade ou mais e pessoas com deficiência institucionalizadas foram vacinados na 1ª fase da campanha. Idosos de 60 a 74 anos fizeram parte da segunda fase da vacinação contra a doença.

No pico da primeira onda da pandemia no Estado, a taxa de letalidade entre pessoas de 80 anos ou mais chegou a 33,89% em maio de 2020. Naquele ano, o índice mais baixo ocorreu em novembro, quando a letalidade nessa parcela da população era de 13,9%.

Em seguida, com o cenário da segunda onda da pandemia, os casos e os óbitos nessa parcela da população voltaram a crescer. Em 2021, o índice mais alto ocorreu em março, quando esteve em 25,38%. Em maio de 2021, passou para 18,88%.

Entre as pessoas de 75 a 79 anos, a taxa de letalidade caiu de 16,23% em abril deste ano para 13,14% em maio. Naquelas que têm entre 70 e 74 anos de idade, a queda foi de 14,8% para 13,32% no mesmo período. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Sesa, com atualização às 10h50min desta sexta-feira, 11.

O que você achou desse conteúdo?