Logo O POVO+
Quem tem mais de 60 anos e se cadastrou pode se vacinar
CIDADES

Quem tem mais de 60 anos e se cadastrou pode se vacinar

Quem é do grupo prioritário mas perdeu a vacina porque estava com Covid-19 ou recebeu a vacina da gripe pode procurar imunização contra a Covid-19 em qualquer ponto de vacinação mediante comprovação da enfermidade ou da vacinação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza está vacinando população geral de 59 a 45 anos em paralelo com pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram imunizadas  (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Fortaleza está vacinando população geral de 59 a 45 anos em paralelo com pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram imunizadas

Em Fortaleza, pessoas acima de 60 anos já cadastradas no Saúde Digital podem se encaminhar diretamente a um dos 53 pontos de vacinação contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévio. O público de outros grupos prioritários que perderam agendamento porque tomaram a vacina contra a gripe ou estavam com Covid-19 — casos que impedem a vacinação contra a Covid-19 por 14 dias — também podem se encaminhar a um dos locais portando comprovante de vacinação da gripe ou o teste/laudo que comprove a infecção. 

As informações são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ainda conforme a pasta, pessoas que já tomaram a primeira dose (D1) da Astrazeneca e não tiveram a segunda dose (D2) agendada podem procurar aplicação em qualquer local de imunização sem necessidade de agendamento. 

"Devemos respeitar o intervalo entre uma vacina e outra (Covid-19 e gripe) e o intervalo para a melhora da doença (Covid-19). Você deve esperar os 14 dias e procurar qualquer local com o comprovante da vacinação ou do adoecimento, como o resultado do exame", explicou a secretária-adjunta da Saúde, Aline Gouveia, em transmissão nas redes sociais da pasta na manhã desta quinta-feira, 10.

"É importante que a população em geral, pessoas acima de 18 anos, realizem seu cadastro na plataforma do Saúde Digital para que possa encaminhar aos municípios e a gente realize devidamente o agendamento", acrescentou. 

Conforme a secretaria, pessoas que foram cadastradas até semana passada entraram nas listas dos grupos prioritários. Contudo, quem se cadastrou como prioridade após esse prazo tem que aguardar para ser chamado conforme a idade. Atualmente, Fortaleza está agendando imunização em pessoas de 59 a 45 anos. Quem se cadastrou como grupo prioritário até semana passada, mas não foi agendado deve ter o caso analisado e pode entrar em contato por meio de ligação para o número 0800 275 1475. 

O telefone do Plantão Coronavírus, disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conta agora com novas opções de atendimento. O intuito é agilizar o atendimento sem a necessidade da fila de espera. 

Fortaleza terá mutirão de cadastro

Fortaleza terá mutirão de cadastro na plataforma Saúde Digital para vacinação contra a Covid-19 a partir da segunda-feira, 14. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto (PDT) através de live na manhã desta quinta-feira, 10. De acordo com o gestor, serão utilizados para o mutirão 27 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), dois Cucas (Jangurussu e José Walter) e o Centro Cultural Canindezinho.

 

O que você achou desse conteúdo?