Logo O POVO+
Fortaleza tem 16 áreas de trânsito para segurança dos pedestres
CIDADES

Fortaleza tem 16 áreas de trânsito para segurança dos pedestres

|SEGURANÇA VIÁRIA| A rua Betel, no bairro Itaperi, passou por intervenções que visam trazer mais segurança para pedestres e ciclistas. Ainda não há previsão de implementações em outra área, mas estudos estão sendo realizados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carros, motos e pedestres dividem o mesmo espaço em rua do bairro Itaperi (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Carros, motos e pedestres dividem o mesmo espaço em rua do bairro Itaperi

Com uma movimentação intensa de pedestres, veículos e ciclistas, a rua Betel, localizada no bairro Itaperi, foi mais uma a passar por intervenções que visam trazer mais segurança para pedestres. Nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza concluiu a implementação de uma nova Área de Trânsito Calmo no local. Essa é a 16ª área a receber esse tipo de intervenção na Capital.

As medidas vão desde uma nova faixa de pedestre feita de forma elevada, até a redução de velocidade da via para 30km/h, além da renovação da sinalização no asfalto e também das placas que estão no local. As mudanças foram realizadas entre a rua João de França e o Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso, que, segundo a Prefeitura, ficam próximos aos polos geradores de tráfego na região.

"Elas (as medidas implementadas) visam dar protagonismo a pedestres e ciclistas nesses locais onde temos grande fluxo, onde temos polos que atraem muitas viagens, como hospitais, (áreas de) lazer, igrejas", explica o gerente de estudos e projetos da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Diego Veras. O objetivo das mudanças é reduzir a possibilidade de atropelamento de quem passa pelo local a pé ou de bicicleta.

Juliana Coelho, superintendente da AMC, considera que essas intervenções trazem mais segurança para os pedestres. "A medida humaniza os espaços urbanos, focando no protagonismo de quem caminha e possibilitando a urbanidade e uso dos espaços públicos", afirma.

Na rua Betel, O POVO verificou que a presença de pedestres é constante. A faixa de pedestres elevada foi implementada em frente ao Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, onde há forte presença de idosos e crianças. Morador da região há 18 anos, Franciel Alves, 48 anos, possui um restaurante na rua Betel. Ele acredita que as mudanças podem trazer melhorias, mas para que isso ocorra, é preciso que a população colabore.

"Já faz um tempo que o movimento aqui aumentou muito. Desde a semana passada fizeram esse trabalho aí. Vi que a rua está toda sinalizada, o problema é que muita gente não obedece. Só melhora se o pessoal ajudar", relata.

Até quem vive da agilidade no trânsito diz entender as mudanças realizadas na via. Para o taxista Paulo Chaves, 54, os resultados da mudança já podem ser observados. "Com certeza os carros respeitam mais, até porque essa faixa é mais alta. Colocaram bem na frente do posto de saúde, onde o pessoal gosta de passar apressado. Tinha o risco, podiam sair do posto e não ver", comenta o taxista.

Com a conclusão das alterações em parte da via no Itaperi, Fortaleza passa a contar com 16 pontos elaborados para a segurança dos pedestres. Intervenções da "Área de Trânsito Calmo" já foram realizadas no Benfica, na Praia de Iracema, no Vila União, no Rodolfo Teófilo, no Edson Queiroz, no Meireles, no Montese, na Cidade dos Funcionários e no Centro.

A ação tem avançado na Capital desde o ano passado. Até o início de 2020, Fortaleza contava com seis "Áreas de Trânsito Calmo". Entre junho de 2020 e o atual período em 2021, mais dez pontos foram implementados na Cidade.

Atualmente, não há previsão para que a intervenção seja realizada outra área. Porém, há estudos específicos sendo feitos nos bairros de Fortaleza para identificar novos locais, a partir de um ranking dos bairros com mais sinistros de trânsito.

Para o motociclista Marcos Borges, 48, que presta serviço em uma pizzaria, as mudanças vão ajudar muito quem anda a pé na região. Ele acredita que mais trechos da rua poderiam passar pela mesma intervenção.

"Os carros passavam com muita velocidade aqui, com essa mudança deu para diminuir um pouco. Aqui é um posto de saúde, era muito arriscado. Ficou bom demais, se colocassem mais umas duas lombadas seria ainda melhor", destaca. (Colaborou Gabriela Custódio)

Confira outros locais que já receberam a "Área de Trânsito Calmo", em Fortaleza:

1. Benfica – Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) (implantada em setembro de 2019)

2. Praia de Iracema – Projeto Cidade da Gente no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (implantada em agosto de 2018)

3. Vila União - Albert Sabin (implantada em novembro de 2017)

4. Cidade 2000 – Projeto Cidade da Gente (implantada em agosto de 2019)

5. Rodolfo Teófilo - (implantada em junho de 2016)

6. Édson Queiroz - Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães (implantada em novembro de 2018)

7. Meireles - Polo gastronômico da Varjota (implantada em junho de 2020)

8. Montese - Rua Irmã Bazet (implantada em setembro de 2020)

9. Montese - Rua Elvira Pinho (implantada em setembro de 2020)

10. Montese - Rua Pe. João Piamarta (implantada em setembro de 2020)

11. Cidade dos Funcionários - Av. Viena Weyne (implantada em novembro de 2020)

12. Praia de Iracema - Rua dos Tabajaras (implantada em dezembro de 2020)

13. Instituto Dr. José Frota (implantada em maio de 2021)

14. Centro - quadrilátero Av. Duque de Caxias/Imperador/João Moreira/Visconde do Rio Branco (implantada em maio de 2021)

15. Montese - Igreja de Nazaré (implantada em maio de 2021)

16. Itaperi - Rua Betel (implantada em junho de 2021)

 

O que você achou desse conteúdo?