Atualizada em 27 de junho de 2021, às 17h27min
A partir de segunda-feira, 28, faculdades e universidades cearenses poderão retomar as aulas presenciais, oferecendo a opção do ensino remoto para os estudantes. As mudanças no decreto estadual para combate da pandemia de Covid-19 foram anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT) ontem, 25.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) informou que a previsão é de que as aulas voltem a ser obrigatoriamente presenciais no semestre letivo 2021.2, previsto para começar em 27 de setembro. Até início do segundo semestre letivo, fica facultado ao professor a decisão pelo retorno presencial das aulas de suas disciplinas. Mas sem deixar de também ministrá-las de modo remoto para os alunos que ainda desejarem seguir nessa modalidade de ensino.
Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), o semestre letivo em curso, 2020.2, será finalizado de forma remota. A reitoria da universidade informou que o retorno às aulas presenciais será matéria para discussão e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uece (Cepe).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) segue com ensino remoto pelo menos até 31 de agosto e não há uma data estimada de retorno das atividades presenciais. Conselho Superior "deve se reunir novamente antes dessa data para deliberar e avaliar a situação, decidindo se vamos manter o ensino 100% remoto, se vamos avançar no híbrido ou se vai haver alguma possibilidade de retorno".
A Universidade Regional do Cariri (URCA) informou que as decisões acadêmicas, tomadas no âmbito do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), deliberou pela oferta dos atuais semestres no formato remoto. Também não há data estimada e nem previsão para retorno das atividades presenciais da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O comitê de enfrentamento da Covid-19 da universidade pretende se reunir na segunda-feira, 28, para discutir anúncio de liberação.
Na região Norte do Estado, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) informa que o retorno das aulas presenciais será discutido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e no Comitê de Enfrentamento à Pandemia do novo coronavírus no âmbito da UVA. O atual semestre letivo, 2021.1, será concluído de forma remota.
Leia também: Casos confirmados de Covid-19 caem em todas as macrorregiões do Ceará, aponta boletim
A assessoria de comunicação da Universidade de Fortaleza (Unifor) informou que a instituição vai se posicionar na próxima terça-feira, 23, sobre o retorno presencial. A Universidade Estácio de Sá ainda não definiu como nem quando será o retorno às aulas presenciais.
No Centro Universitário Christus, as aulas presenciais retornarão na terça-feira, 29 de junho, para todos os cursos e em todas as unidades da Unichristus. A Unifametro está em pleno planejamento para o retorno no próximo semestre, o que deve acontecer no início de agosto.
Para o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), não é o momento do retorno presencial, visto que o atual semestre letivo, 2021.1, está aprovado e planejado de forma remota. Conforme Bruno Rocha, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC e presidente do sindicato, a liberação do decreto mostra que "as autoridades estão caminhando sem olhar para o cenário real".
Leia também: Municípios do Ceará recebem doses da Janssen, exceto Fortaleza e Guaramiranga
A Siduece, seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) na Uece, também demonstrou preocupação. "A Sindiuece já interpelou o reitor da Uece para que a comunidade acadêmica possa dialogar sobre as medidas necessárias para um retorno presencial seguro, impossível de ser feito a toque de caixa, como anunciou Camilo Santana", informou a entidade, por meio de nota.
Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Sidsifice) destaca que, para retorno seguro a aulas presenciais, não basta vacinar os professores. Entidade tem reforçado as condições necessárias para retorno presencial junto à instituição federal. (Colaborou Marília Serpa/Especial para O POVO)
Retorno presencial nas Universidades
UFC: retorno presencial obrigatório no 2º semestre, em 27 de setembro
UECE: semestre letivo em curso, 2020.2, será finalizado de forma remota. Viabilidade do retorno ainda será avaliada.
IFCE: instituto segue com ensino remoto pelo menos até 31/07 e não há uma data estimada de retorno das atividades presenciais.
URCA: a oferta dos atuais semestres continua no formato remoto.
UFCA: não há data estimada e nem previsão para retorno das atividades presenciais.
Unifor: universidade deve se pronunciar na terça-feira, 29, sobre retorno.
Unichristus: aulas presenciais retornarão na terça-feira, 29/06, para todos os cursos e em todas as unidades.
Unifametro: se planeja para retorno no próximo semestre letivo, no início de agosto.
Estácio de Sá: ainda não definiu como nem quando será o retorno às aulas presenciais.