Logo O POVO+
Últimas vacinas para D1 em Fortaleza devem ser aplicadas amanhã
CIDADES

Últimas vacinas para D1 em Fortaleza devem ser aplicadas amanhã

| FIM DO ESTOQUE | Para continuar a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, Estado precisa receber novos lotes de imunizantes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
VACINAÇÃO EM Fortaleza contra Covid-19 (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA VACINAÇÃO EM Fortaleza contra Covid-19

Fortaleza deve vacinar público geral com os últimos imunizantes para primeira dose (D1) em estoque amanhã, 30. Serão utilizadas as doses remanescentes do mutirão de imunização contra a Covid-19 realizado no fim de semana, no qual parcela das pessoas que havia sido agendada não compareceu. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), não há previsão de recebimento de novas remessas. Para que aplicação de D1 não seja interrompida na Capital, o Estado precisa receber mais doses de vacinas.

A pasta não informou quantas pessoas serão agendadas para receber a D1 amanhã. Mais de 40% da população fortalezense já recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Hoje, 29, a lista de agendamento contemplou apenas pessoas que esperam a segunda dose (D2) da AstraZeneca. A Capital está imunizando pessoas do público geral conforme ordem decrescente de idade, chegando até os residentes a partir de 37 anos.

Em transmissão nas redes sociais realizada nesta ontem, 28, a secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite, alertou para a quantidade de pessoas agendadas que não compareceram no fim de semana. Foram mais de 13 mil faltosos. "Podemos observar que algumas pessoas não compareceram para receber a vacina. Estamos utilizando várias estratégias de comunicação e pedimos às pessoas que olhem a lista ou o cadastro no Vacine Já", orientou.

Apesar disso, sábado, 26, registrou recorde de vacinados em um dia: 58.021 pessoas. Com isso, a Capital ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas que receberam a D1. Já são 1.094.398 pessoas que residem na cidades imunizadas com a primeira dose. Destas, 340.288 também já receberam a segunda dose da vacina contra a infecção.

Leia também:

UTI adulto está com 75,2% de ocupação no Ceará; na Capital, taxa é de 80,7%

Na sexta-feira, 25, Ana Estela já havia comentado a possibilidade de Fortaleza zerar o estoque de vacinas para D1. "Esperamos nos próximos dias, até segunda-feira, que a gente conclua a aplicação das primeiras doses de tudo que o município recebeu até hoje", afirmou.

Já são mais de 408.489 pessoas do público geral contempladas com a primeira dose de alguma vacina disponível: a Comirnaty da empresa Pfizer, a Covishield da empresa AstraZeneca ou da CoronaVac da empresa Sinovac.

Leia também:

UTI adulto está com 75,2% de ocupação no Ceará; na Capital, taxa é de 80,7%

A secretária destacou a importância de conferir as listas diárias de agendamento ou o cadastro individual no site Vacine Já, da Prefeitura de Fortaleza. O recebimento de mensagens enviadas por WhatsApp, que dão informações sobre o agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza, seguem paralisados. Secretaria não deu prazo de retorno do serviço, causado por uma falha técnica.

Ainda na sexta, o Ceará recebeu 61.100 doses da vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que tem dose única. Contudo, a Capital e o município de Guaramiranga não foram contemplados com essa remessa. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destacou que Fortaleza receberá o imunizante na próxima remessa da Janssen a ser recebida pelo Estado.

Isso deve acontecer ainda nesta semana. Chegaram ao Brasil mais de 942 mil doses do imunizante na manhã desse sábado, 26. A remessa completa as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao País. (Colaborou Marília Freitas/Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?