Logo O POVO+
MPCE abre processo para investigar demolição do Casarão dos Gondim
CIDADES

MPCE abre processo para investigar demolição do Casarão dos Gondim

Medidas. Caso será analisado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Casarão localizado na rua General Sampaio, no Centro de Fortaleza, estava em processo de tombamento (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Casarão localizado na rua General Sampaio, no Centro de Fortaleza, estava em processo de tombamento

Após denúncia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), o Ministério Público do Ceará (MPCE) abriu processo e o distribuiu para a 136ª Promotoria de Justiça da Capital - onde será analisado. A demolição da estrutura já havia sido notada na última sexta-feira, 16, e no dia posterior a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) tomou conhecimento do ato, afirmando à época que a demolição era ilegal.

"É lamentável, mais um descaso com o patrimônio histórico cultural. Eu costumo dizer que o fortalezense vai acabar ficando desmemoriado, porque o patrimônio histórico é nossa referência. Nós vamos acabar sem saber quem somos no futuro", destaca Ann Celly Sampaio, secretária-executiva das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Fortaleza, e quem recebeu a denúncia.

Agora o caso será averiguado por uma promotora, que deve tomar medidas a respeito. "É algo criminoso, feito na calada de um fim de semana, de modo que qualquer tomada de decisão fica muito mais difícil. A ganancia pelo dinheiro, pelo lucro, tá destruindo a nossa história", completa ainda Celly. 

O que você achou desse conteúdo?