O primeiro lote da vacina Sputnik V, adquirida pelo Consórcio Nordeste, chega a Recife (PE) na próxima quarta-feira, 28 de julho, e as doses serão distribuídos aos demais estados da região. Os governadores do Nordeste enviaram ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nessa terça-feira, 19, um ofício reiterando a disponibilização de 1,1 milhão de doses adquiridas ao Plano Nacional de Imunização (PNI).
Ceará deve receber terceira maior quantidade de doses. Serão 183 mil unidades da vacina russa, ficando atrás apenas da Bahia (300 mil) e de Pernambuco (192 mil). Alagoas (67 mil), Maranhão (141 mil), Paraíba (80 mil), Rio Grande do Norte (70 mil) e Sergipe (46 mil) também serão contemplados.
Nesta quarta, 21, às 14 horas, será realizada reunião do Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano Russo para tratar sobre e fechar cronograma de chegada das vacinas.
O Governo Estadual havia adquirido, no total, mais de cinco milhões de doses da vacina. Contudo, Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, sob condições, a importação excepcional e o subsequente uso do imunizante por meio do Consórcio no dia 4 de junho.
Em documento assinado pelo presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias, governador do Piauí, grupo reage a declarações de Queiroga. Ministro teria afirmando que a vacina Sputnik V "não é mais necessária e que o País teria quantitativo suficiente de vacinas adquiridas".
Dias frisa que anteriormente o Ministério da Saúde deu sinal positivo para a compra das vacinas pelo Consórcio Nordeste e para inclusão dos imunizantes no PNI.
Gestores argumentam que, sem o retardo no processo de autorização e a imposição de condições restritivas consideradas "arbitrárias", Brasil já teria vacinado com a vacina russa "mais de 37 milhões de brasileiros de acordo com o cronograma originalmente pactuado neste mês de julho".
Segundo os governadores do Nordeste, restrições não consideram a situação "calamitosa" vivenciada pelo País, com mais de meio milhão de mortos pela Covid-19.
De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, o município de Limoeiro do Norte deve utilizar a Sputnik V para seguir o modelo implantado em Guaramiranga, que vacinou todos os adultos e está realizando monitoramento da eficácia da vacina.
O Brasil deve receber nas duas últimas semanas 13.265.460 doses da vacina da Pfizer/BioNtech. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, receberá 13 voos vindos de Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 20 de julho e 1º de agosto.
A previsão da farmacêutica é que a operação no aeroporto de Viracopos se intensifique entre os meses de agosto e setembro. Ao todo, quase 70 milhões de doses devem ser entregues ao País no período.
Esse montante faz parte do primeiro acordo firmado com o governo no dia 19 de março, contemplando a entrega de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. (Colaborou Gabriela Almeida/Especial para O POVO. Com Agência Brasil)