A Prefeitura de Caucaia informou, através da Secretaria Municipal de Saúde, que há pelo menos dois dias todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMAGR) estão desocupados. Com isso, os 20 leitos, sendo 15 deles implantados pela nova gestão, podem ser utilizados por pacientes clínicos que precisem de atendimento intensivo no município.
"A gente percebe que os índices da Covid estão reduzindo. E o mais importante é a disponibilidade desses leitos para outro público, pessoas que precisam de leito de UTI clínica e que agora poderão ser melhor atendidas", disse a diretora de atenção especializada em Caucaia, Amanda Xerez.
O HMAGR se tornou referência no tratamento e atendimento a pacientes com a doença em Caucaia. A gestão municipal ampliou, desde o início do ano, os serviços e a rede de atendimentos na unidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caucaia, o próximo passo será transformar os 30 leitos de enfermaria, criados para atender pacientes de Covid-19 durante o pico da pandemia, em leitos de enfermaria permanente que ficarão disponíveis para pacientes em tratamento no Hospital Municipal.
Apesar dos números positivos e da redução dos casos da doença, o município reforçou a importância das medidas para evitar a transmissão do vírus.