Logo O POVO+
Delta:intervalo mais curto entre doses
CIDADES

Delta:intervalo mais curto entre doses

Pesquisa. Modelo matemático
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA,CE, BRASIL, 17.08.2021: Pessoas recebem vacina contra Covid. Vacinação contra Covid no Centro de Eventos do Ceará.   (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA FORTALEZA,CE, BRASIL, 17.08.2021: Pessoas recebem vacina contra Covid. Vacinação contra Covid no Centro de Eventos do Ceará. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Em regiões de prevalência da variante delta, o intervalo entre doses de vacina de Covid-19 precisa ser mais curto do que doze semanas para que se tenha um controle efetivo da pandemia. É o que sugere modelo matemático desenvolvido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai) a partir de dados preliminares da eficácia da vacina para a variante delta. A ferramenta está descrita em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) nesta quinta, 18.

A tecnologia, criada pelo grupo ModCovid-19 com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP) projeta tempo seguro e ideal entre doses para controle da pandemia, a partir de dados de eficácia de vacinas. Ele mostra que vacinas com menos de 50% de eficácia na primeira dose precisam de um intervalo menor de aplicação do que vacinas com taxas de eficácia maiores. Alimentada com estudos prévios sobre eficácia dos imunizantes, a tecnologia indica quando é possível adiar as doses e quando se atinge o máximo possível de proteção.

"O próprio algoritmo decide quando é melhor aplicar a segunda dose, levando em conta a primeira, de maneira a controlar o mais rápido possível a pandemia", explica Paulo José da Silva e Silva, coautor do estudo. Por isso, a ferramenta, que está disponível on-line, pode ajudar nas tomadas de decisão durante o processo de imunização da população brasileira e de outros países. (Agência Bori)

O que você achou desse conteúdo?