Logo O POVO+
Com mais uma inauguração, Ceará tem 324 escolas de ensino médio de tempo integral
CIDADES

Com mais uma inauguração, Ceará tem 324 escolas de ensino médio de tempo integral

|FORTALEZA| Durante a inauguração de uma escola no bairro Parangaba, o governador exaltou a importância de políticas públicas voltadas para a educação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, participaram da inauguração da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral General Eudoro Corrêa (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR GOVERNADOR Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, participaram da inauguração da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral General Eudoro Corrêa

Com a inauguração da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) General Eudoro Corrêa, em Fortaleza, ontem, o Ceará conta com 324 escolas de ensino médio de jornada estendida. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201, de Ensino Médio Regular em Tempo Integral. Em Fortaleza são 76 unidades do tipo. As informações foram repassadas durante a solenidade na Escola localizada no bairro Parangaba e que contou com a participação do governador do ceará, Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Os gestores ressaltaram a importância das políticas públicas para o setor educacional. Com as escolas profissionalizantes no Estado, Camilo destaca que ainda é preciso solucionar atraso no repasse dos recursos por parte do Governo Federal.

Diante das dificuldades impostas pela pandemia, os governantes entendem que o desenvolvimento educacional dos jovens cearenses foi bastante prejudicado.

"Vamos repassar R$ 130 milhões para distribuir entre todos os municípios cearenses, para que possamos retomar de forma mais segura, melhorar os equipamentos, a estruturação, e ajudar no reforço das aulas dos nossos alunos", afirmou o governador Camilo Santana.

Durante este mês de setembro, o Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), realizam uma avaliação das condições de oferta dos cursos das Escolas Profissionalizantes.

Questionado pelo O POVO sobre a viabilização de recursos por parte do Governo Federal para a manutenção e expansão das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), o governador informou que há atrasos nos repasses.

"Várias escolas que o Estado está construindo são com recursos do fundo nacional da educação. Nós temos sempre procurado dialogar, há alguns atrasos nos repasses, mas tenho feito o apelo, a nossa secretaria tem sempre tentado dialogar para garantir que não haja descontinuidade dessas obras", explica Camilo.

Sobre a inauguração da escola de ensino médio, realizada ontem, 9, Camilo diz acreditar que a escolas de tempo integral são o melhor caminho para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Novas escolas estão previstas para serem inauguradas nas próximas semanas, ainda de acordo com ele.

"O Estado já está com mais de 50% das suas escolas de ensino médio, já de tempo integral, o que é uma grande política, não só de dar oportunidade aos nossos jovens, mas de proteção", afirmou o governador, que disse almejar um "despertar nacional", onde todas as escolas públicas se tornem de tempo integral.

O prefeito de Fortaleza acredita que esse tipo de ação é extremamente positiva e exaltou a implementação desse tipo de política na Capital cearense. "Quero registrar que Fortaleza é a capital brasileira com a maior cobertura do ensino de tempo integral, e nossos equipamentos, que são 581, foram todos requalificados", destaca.

Desde a última quarta-feira, 8, a rede municipal de ensino de Fortaleza voltou a oferecer aulas presenciais. O modelo híbrido, que apresenta um revezamento semanal entre os estudantes, deve ser completamente implantado até o fim do mês de setembro.

O POVO contatou via e-mail, na noite desta quinta-feira, 9, o Ministério da Educação para buscar um posicionamento sobre os repasses que Camilo alegou estarem atrasados, mas não foi respondido até a publicação desta matéria. A reportagem também telefonou para o órgão federal, mas as ligações não foram atendidas ou retornadas.

LEIA TAMBÉM | Paralisação dos caminhoneiros: número de corredores logísticos criados para garantir abastecimento chega a 12

Melhorias estruturais da escola

A inauguração da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) General Eudoro Corrêa trouxe uma motivação a mais para os estudantes. Com capacidade para atender até 480 alunos, Juan Pablo, 17, é um dos estudantes que irá usufruir da nova estrutura. "Não imagino quem não iria querer estudar aqui, vendo uma escola dessa. Não tenho nada a reclamar. Comparada com a antiga, aqui ficou mil vezes melhor", comenta.

As melhorias do novo espaço também foram notadas pela estudante Mariana Aquino, 17. Ela destaca todos os novos laboratórios que foram construídos no colégio. "Eu achei a nova estrutura excelente, ela não deixa a desejar em nada. Tem um auditório e um laboratório de física, matemática, química e informática. Tá tudo muito bom", destaca.

O prédio possui três pavimentos, com 12 salas de aula, um amplo auditório, além de uma biblioteca, laboratórios e um ginásio poliesportivo.

Raul Campos, coordenador escolar, comenta sobre os avanços do local. "Esse prédio novo tem um avanço muito grande em comparação com o que a gente tinha. As salas de aulas são climatizadas e possuem um formato que melhora muito as questões da concentração e do conforto", conta.

Campos exalta a evolução que os equipamentos escolares receberam durante as últimas décadas. Segundo ele, a estrutura do novo equipamento não deixa a desejar se comparada com escolas particulares. "Eu estou na educação do Estado há 15 anos, vemos equipamentos que talvez até mesmo alunos da escola particular não tenham acesso. São muitos espaços importantes".

LEIA TAMBÉM | Tiro que matou vendedora em shopping partiu da arma do segurança da loja, conclui perícia

O que você achou desse conteúdo?